Rio Águas implanta 13 Km de rede de água na Baixada Fluminense

Águas do Rio está realizando a substituição de redes deterioradas nas nove cidades da Região Metropolitana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Águas do Rio está realizando a substituição de redes deterioradas nas nove cidades da Região Metropolitana, que fazem parte de sua área de atuação. Já foram implementados mais de 13 Km de tubulações e instalados equipamentos de bombeamento em Duque de Caxias, Belford Roxo, Magé, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Queimados e Japeri, beneficiando cerca de 80 mil pessoas. 

A Baixada Fluminense tem problemas históricos de água. Por isso, estamos priorizando a recuperação das redes de distribuição, com a troca dos trechos mais deteriorados, que apresentam muitos vazamentos e impedem a chegada da água nas casas das pessoas. As melhorias são gradativas e temos muito trabalho pela frente, mas os resultados do que fizemos em pouco mais de um mês de operação já está tendo reflexo na qualidade de vida de muitas famílias”, explica o diretor-superintendente da Águas do Rio para Baixada, Cleyson Jacomini, responsável pelos municípios de Belford Roxo, Magé, São João de Meriti e Duque de Caxias. 

As intervenções fazem parte do planejamento da empresa para reduzir as perdas da distribuição da água tratada. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento, a Baixada Fluminense está acima da média nacional de desperdício, que é de 38%. Em Nova Iguaçu, por exemplo, são registradas perdas de 43% da água que é distribuída, mas que se perde no caminho. O investimento em torno de R$ 2,3 bilhões nos próximos anos nos sistemas de água vai reduzir esse índice, além de ações de combate às ligações clandestinas, que é outro causador de desperdício.  

Melhoria do abastecimento local 

Cabucu Alto parametrizacao no booster 2 1 Rio Águas implanta 13 Km de rede de água na Baixada Fluminense

A instalação de equipamentos de bombeamento e a reativação de reservatórios estão aumentando a capacidade de distribuição de água.  

Advertisement

Em São João de Meriti, mais de 40 mil moradores serão beneficiados com a recuperação do reservatório de Vilar dos Teles. Já em Nova Iguaçu, o Cabuçu Alto, com uma capacidade superior a 5 milhões de litros d’água, vai permitir abastecer mais de 32 mil pessoas dos bairros Riachão, Jardim Palmares, Campo Alegre e Palhada. 

“A partir de estudos e testes realizados pela nossa equipe operacional, constatamos que o sistema de bombeamento do reservatório de Cabuçu Alto poderia trabalhar com maior frequência. Agora, estamos gerando um volume maior de água, que mantém o reservatório por mais tempo abastecido, garantindo que o fornecimento de água para a população seja melhor ao longo do dia”, explica Luiz Fernando Fabbriani,  diretor superintendente responsável por Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Queimados e Japeri. 

Vivendo há mais de 40 anos no bairro Jardim Laranjeira, em Nova Iguaçu, Rosângela Oliveira, de 58 anos, conta que já sentiu a melhora no abastecimento ao longo do mês de novembro. “É a primeira vez que vejo uma empresa preocupada com o bem-estar da população. A água está chegando e com mais pressão. O que vocês fizeram deu certo e graças a Deus alguém olhou por nós aqui na Baixada”, disse a dona de casa. 

Em pouco mais de dois meses de operação, a concessionária realizou ajustes operacionais na ETA (Estação de Tratamento de Água) Taquara, em Duque de Caxias. A estação teve um aumento da capacidade de quase 20%. Isso significa 54 mil litros de água a mais por hora. Os benefícios podem ser sentidos nos bairros Jardim Rotsen, Taquara, Imbariê, Barro Branco, Jardim Anhangá, Nova Campinas, parte de Vila Ema e Vinte e Dois de Abril. 

Em Mesquita, a instalação de um motor de grande potência no reservatório JK 1, no bairro Juscelino, aumentou a capacidade da bomba em 75% da vazão de água, beneficiando a população que reside nos bairros Alto Uruguai, Coreia, Centro, Chatuba, Santa Teresinha, Cruzeiro do Sul, Juscelino, Cosmorama, Santo Elias, Jacutinga, Vila Norma, Vila Emil e Rocha Sobrinho. 

É importante ressaltar que as pessoas podem contribuir no combate às perdas, ligando para os canais de atendimento da Águas do Rio, quando localizarem um vazamento nas redes públicas ou uma ligação clandestina como fez Fábio Gomes, morador do Parque Analândia, em São João de Meriti. “Eu identifiquei alguns vazamentos aqui na minha rua, entrei em contato e rapidamente a Águas do Rio veio e executou o serviço com perfeição”, conta Fábio. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio Águas implanta 13 Km de rede de água na Baixada Fluminense
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui