Prefeito do Rio, Eduardo Paes, e secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz - Foto: Divulgação

O município do Rio de Janeiro tem atualmente a menor taxa de transmissão de Covid-19 desde que a pandemia foi decretada, em março do ano passado. A informação foi passada pelo secretário de Saúde da capital fluminense, Daniel Soranz, na manhã desta quarta-feira (06/10).

”Temos a menor taxa de transmissão de Covid desde o início da pandemia. O menor número de paciente internados”, afirmou o secretário ao visitar o Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, junto ao prefeito Eduardo Paes (PSD).

Ainda segundo ele, os países que retomaram o cotidiano normal e passaram a desobrigar a utilização de máscaras de proteção facial fizeram isso com um cenário epidemiológico pior do que o do Rio nesse momento, o que indica que, em breve, esse afrouxamento também possa acontecer na cidade. Soranz, no entanto, ressalta que isso só acontecerá quando 65% dos cariocas estiverem 100% imunizados contra o Coronavírus.

”Não é agora (não mais obrigatoriedade do uso de máscaras). É importante que essa comunicação fique bem clara para população. É quando a gente chegar em 65% da população total da cidade vacinada e 80% da população adulta. Isso deve acontecer em torno de 10 a 15 dias, e vamos acompanhar os indicadores epidemiológicos até lá. A gente ainda tem 15 dias pra acompanhar essa evolução da vacinação”, explicou.

1 COMENTÁRIO

  1. Estou com uma seria dúvida.

    Tanto a vacina BioNTech/Pfizer como a vacina Moderna têm vida útil de 6 meses.
    A BioNTech requer armazenamento a -80 ° C.
    Já a Moderna pode a -20 °.
    Ambas as vacinas são estáveis ??por 30 dias a 2-8 ° C para armazenamento de curto prazo.
    Na vacinação no Brasil estão sendo aplicas Pfizer, Coronavac, Aztrazeneca e Janssen (esta em menor quantidade).

    No momento da aplicação da vacina da Pfizer, a profissional de saúde informa a validade indicada do lote.

    Na minha aplicação ela informou Janeiro de 2022. Frise-se. Janeiro de 2022.

    Vale lembrar acima que a vacina da Pfizer requer o armazenamento em 80ºC… Só que não temos freezeres no Brasil para manter nessa temperatura…

    Se a vacina que foi aplicada em mim vence daqui a 3 meses… Então se passaram outros 3 meses de sua fabricação.

    Como ainda citado acima, a clvacina da Pfizer pode ser mantida num curto prazo entre 2ºC/8ºC mantendo a estabilidade por 30 dias.

    Logo, importante a Administração Pública esclarecer:

    Quando as doses foram entregues???

    Quanto tempo se passou de toda logística e armazenamento, desde o inicial pelo Ministério da Saúde e posterior distribuição aos estados e estes aos municípios???

    O produto foi armazenado sob que condições de refrigeração?? Que temperatura?

    Do contrário, essa vacina Pfizer que estamos recebendo não passa de um produto de duvidosa eficiência devido à possível perda de eficácia.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui