Rio bate novo recorde de vacinação e totaliza mais de 529 mil doses em uma semana

Secretaria Municipal de Saúde do Rio finalizou a vacinação da população adulta com a primeira dose, alcançando 93% de cobertura vacinal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro finalizou a vacinação da população adulta com a primeira dose, alcançando 93% de cobertura vacinal. Nesta sexta-feira (20/08), a cidade bateu novo recorde de vacinação, com 110.831 doses aplicadas, totalizando 529.044 doses na semana.

Quanto ao ciclo vacinal completo, 44,3% dos adultos já receberam a segunda dose ou tomaram a vacina de dose única (Janssen). Já quanto à população total do município, 73,2% tomou a primeira dose e 34,6% completou o ciclo vacinal.

A repescagem da vacinação para o grupo de 20 a 29 anos, programada para este sábado, foi suspensa devido ao atraso da entrega de imunizantes. Os postos de vacinação do município funcionaram apenas até 12h e aplicaram as segundas doses agendadas para o dia e a primeira dose para os remanescentes do público acima de 30 anos, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes.

Importância da 2ª dose

Durante a divulgação da 33ª edição do Boletim Epidemiológico da Covid-19, na manhã desta sexta-feira (20/08), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz afirmou que, nos últimos 30 dias, foram internados 286 idosos que já poderiam ter completado o ciclo vacinal, mas não retornaram para tomar a segunda dose.

Advertisement

Vamos fazer uma grande busca ativa de todos que não tomaram a primeira dose, mas quem conhece uma pessoa nesta situação pode levá-la a um de nossos postos. Temos uma nova variante e um aumento expressivo no número de casos, mas ainda vemos pessoas que não se vacinaram“, disse Soranz.

Terceira dose para idosos

Diante do crescente número de casos da variante Delta, a Prefeitura vai encaminhar ao Comitê Científico uma proposta para dar prioridade à aplicação nos idosos de uma terceira dose de reforço da vacina. Está prevista para segunda-feira (23/08) uma reunião que irá decidir sobre a aplicação.

Quero deixar bem claro que a Prefeitura entende que, com esse número alto de casos da variante Delta, deve priorizar a terceira dose de reforço para as pessoas mais velhas, que são mais vulneráveis ao agravamento da doença. Nós preferimos fazer a terceira dose dos idosos do que antecipar a segunda dose dos mais jovens“, disse o prefeito do Rio Eduardo Paes.

Até o fim do mês de agosto, idosos da Ilha de Paquetá receberão a terceira dose da vacina contra a Covid-19. As aplicações farão parte do estudo “PaqueTá Vacinada”, realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio bate novo recorde de vacinação e totaliza mais de 529 mil doses em uma semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui