Off-Rio Coleção fotográfica é reconhecida como patrimônio nacional em Petrópolis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu Imperial de Petrópolis

A coleção de fotografias Coleção Sanson, do Museu Imperial (em Petrópolis, na região serrana do Rio), foi reconhecida como patrimônio nacional pelo Registro do Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O material, do fotógrafo amador Octávio Mendes de Oliveira Castro, reúne 1.374 fotografias estereoscópicas de vidro do início do século XX.

As fotos datam de 1900 a 1930, e trazem imagens da vida doméstica e privada de uma família aristocrata da época. Passeios, viagens e eventos sociais, além de acontecimentos como a exposição nacional de 1908 e a exposição internacional de 1922 e as transformações econômicas e urbanísticas, com a construção de praças, prédios e estradas rodoviárias e ferroviárias em diferentes regiões.

 

A Coleção Sanson foi doada ao Museu Imperial pelo casal Luiz Alberto de Sanson e Maria Lúcia David de Sanson, descendentes do fotógrafo, nos anos de 2005 e 2009. Além das fotografias, o Museu Imperial recebeu um caderno manuscrito de Oliveira Castro, contendo o índice das imagens. A equipe do Museu tratou tecnicamente, catalogou, digitalizou e disponibilizou parte da coleção na internet. Os documentos são considerados um dos registros iconográficos mais signficativos do Arquivo Histórico do Museu Imperial.

Advertisement

 

O acervo está disponível no Museu. As consultas podem ser agendadas com dois dias de antecedência através do e-mail mimp.arq.historico@museus.gov.br ou pelos telefones (24) 2233-0327 e (24) 2233-0315. O site do Museu Imperial, onde se encontra parte da coleção, é www.museuimperial.gov.br, Projeto DAMI.

 

Em Itaipava, passado e presente se unem

Itaipava

 

Mas não é só o Centro Histórico de Petrópolis que traz lembranças do passado. Em Itaipava, o Shopping Estação foi construindo remontando a antiga estação de trem da região. O projeto traz elementos que lembram a arquitetura das antigas estações ferroviárias – muitas delas, que ainda estão conservadas, servindo de centros culturais.

Restaurante Vagão

 

Este espírito também foi levado às lojas. O restaurante Vagão simula uma composição. O espaço conta com mais de 200 cervejas, importadas de todas as partes do mundo. Além disso, o Vagão tem carnes nobres, sanduíches, pizzas no forno à lenha, batatas recheadas, entradas variadas, entre outros, com um ambiente único. Não deixe de conhecer!

 

Serviço

 

Museu Imperial – Rua da Imperatriz, 220 – Centro Histórico – Petrópolis, RJ – (24) 2245-5550
Shopping Estação Itaipava – Est. União e Indústria, 11.000 – Itaipava, Petrópolis – RJ.
Restaurante Vagão – Est. União e Indústria, 11,000 – Shopping Estação Itaipava – Petrópolis – RJ – Telefone: (24) 2232-0015

mecenas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Off-Rio Coleção fotográfica é reconhecida como patrimônio nacional em Petrópolis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui