Rio conclui obras do Sambódromo para o Carnaval

Passarela do Samba ganhou novos sistemas de drenagem, de prevenção e combate a incêndio, além da troca do asfalto da pista de desfile

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Divulgação)

A prefeitura do Rio realizou na manhã desta sexta-feira (18/02) a entrega do Sambódromo após as obras de revitalização. Em abril, o local receberá os desfiles da Escolas de Samba do Carnaval, adiados por conta da pandemia. O espaço passou por ações de revitalização, realizadas pela Secretaria Municipal de Conservação e pela Riotur, incluindo melhorias no sistema de drenagem e o novo recapeamento do asfalto da pista de desfile, além do  sistema de prevenção e combate a incêndio. 

O Sambódromo passou por uma reforma importante. Foram investidos cerca de R$ 10 milhões na recuperação da estrutura, entre outras coisas. Acabamos de fazer toda a recuperação e fresagem da pista. Estamos também trocando a iluminação, que será cênica já a partir do carnaval deste ano. Em março, vamos começar os ensaios técnicos. Quero mais uma vez convidar os turistas para voltarem em abril, porque vamos ter o maior espetáculo da Terra funcionando novamente“, afirmou o prefeito Eduardo Paes, que esteve presente na cerimônia de entrega do local.

Também foram executados serviços, como instalação de guarda-corpos, impermeabilização das lajes dos setores de arquibancada, reforço estrutural do prédio administrativo localizado no setor 1, instalação de castelo d’água no setor 7, exclusivo para casos de incêndio, além da demarcação, pintada em amarelo, de rotas de fuga e assentos nas arquibancadas. 

“Foi substituída toda a parte de hidrante de combate a incêndio, que fica enterrado por baixo da Marquês de Sapucaí. Outra novidade foi a instalação de pitocos brancos para demarcar as rotas de fuga nas arquibancadas, pintadas de amarelo. Além disso, nos setores 2, 4, 6 e 8 foi feita a impermeabilização para acabar com as infiltrações nos camarotes“, explicou o presidente da Rio-Urbe, Rafael Salgueiro.

Advertisement

Drenagem e asfalto novos

Os reparos também incluíram toda a pista de desfile recebeu fresagem e recapeamento asfáltico, assim como os cruzamentos da Avenida Salvador de Sá e da Rua Benedito Hipólito com a Marques de Sapucaí.  Também foram feitas melhorias no sistema de drenagem para captação das águas de chuva. 

“Mais que dobramos o número de caixas de ralo, para melhorar o escoamento e evitar o acúmulo de bolsões d´água em caso de chuva forte, como vimos em carnavais passados. E o novo piso vai permitir que carros alegóricos e alas que desfilam no chão passem suavemente, evitando acidentes causados por falhas na pavimentação”, disse a secretária de Conservação, Anna Laura Secco.

O trabalho de recapeamento da pista utilizou 1.850 toneladas de asfalto. Foram utilizados uma fresadora, duas minicarregadeiras, uma vibroacabadora e dois rolos compactadores de asfalto. Para melhorar a drenagem, o número de caixas de ralo foi ampliado de 33 para 70. 

Novas datas para os desfiles das escolas de samba

Devido à pandemia de Covid-19, os desfiles das escolas de samba foram transferidos para o feriado de Tiradentes, em abril. Na semana passada, a Riotur divulgou o calendário oficial do Carnaval 2022. 

Entregamos um Sambódromo de cara nova, num momento novo, com uma pista maravilhosa e um excelente trabalho de infraestrutura, que não tinha sido feito há mais de 10 anos. Teremos ainda uma nova iluminação, que vai trazer um benefício enorme para os desfiles das escolas de samba”, destacou a presidente da Riotur, Daniela Maia.

Desfiles no Sambódromo

  • 20/4 (Quarta-feira) – Série Ouro
  • 21/4 (Quinta-feira) – Série Ouro
  • 22/4 (Sexta-feira) – Grupo Especial
  • 23/4 (Sábado) – Grupo Especial
  • 24/4 (Domingo) – Desfile das Crianças
  • 30/4 (Sábado) – Desfile das Campeãs

Cidade do Samba

26/4 (Terça-feira) – Apuração

Desfiles na Intendente Magalhães

  • 20/4 (Quarta-feira) – Federação de blocos
  • 21/4 (Quinta-feira) – Grupo de Avaliação
  • 22/4 (Sexta-feira) – Série Bronze 
  • 29/4 (Sexta-feira) – Série Prata
  • 30/4 (Sábado) – Série Prata 
  • 1/5 (Domingo) – Grupos de Acesso B e C

Terreirão do Samba

As atrações estão programadas para ocorrer entre os dias 20 e 23 de abril, além do dia 30 de abril.

Bolsa Verde e “carbono zero”

  • Outro destaque que irá marcar os desfiles da Sapucaí a medição da emissão de gás carbônico durante a festa no Sambódromo. A ação será realizada pela primeira vez no Carnaval do Rio. A iniciativa faz parte do projeto da Bolsa Verde Rio, e consiste na captação de negócios de finanças sustentáveis para a cidade. O objetivo é que os desfiles na Marquês de Sapucaí se torne um evento d“carbono zero”.

O resultado da análise, que vai abranger todas as Escolas de Samba dos grupos Especial e de Acesso-Série A, será divulgado em abril, na semana dos desfiles e terá como base os dados do último carnaval digno do nome, em 2020.

A emissão de gases do efeito estufa dos desfiles será inventariada pela BlockC, startup brasileira que é parceira da AirCarbon Exchange, plataforma de créditos de carbono sediada em Cingapura e que acaba de abrir escritório no Rio.

Os detalhes sobre como será a mensuração vão ser anunciados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Chicão Bulhões, no seminário Carnaval de Dados, que a prefeitura organiza nesta sexta-feira (18/02).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio conclui obras do Sambódromo para o Carnaval
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Aproveito novamente para falar sobre o abandono de Copacabana:
    Túnel Novo, sentido Copacabana com aproximadamente 30% das lâmpadas da nova iluminação,queimadas.
    Túneis Major Rubens Vaz e Álvaro Alvim em estados DEGRADANTES, tetos desabando, completamente escuros, viraram moradias de mendigos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui