O Rio de Janeiro foi reconhecido com o Prêmio Latam Smart City Awards 2021 como as três melhores cidades latino-americanas a desenvolver projetos na categoria Transformação Digital e Reconstrução Econômica. O resultado foi divulgado na noite desta quarta-feira, 06/10, dentro do Smart City Expo Latam Congress que acontece no México desde terça, 5. Este é o primeiro grande encontro internacional do segmento realizado depois que a Prefeitura do Rio criou, há dois meses, a Coordenadoria de Cidades Inteligentes.

O troféu que confirmou a premiação foi recebido por Felipe Peixoto, coordenador do novo órgão e representante da Prefeitura do Rio no evento que acontece em Merida até o dia 14. Reunindo profissionais de mais de 300 cidades de 45 países, o congresso é voltado para a discussão de temas como os desafios tecnológicos a serem enfrentados pelos governantes após a pandemia da Covid-19, com oportunidades do desenvolvimento e prática de projetos inovadores e sustentáveis de Smart City para a melhoria da qualidade de vida na América Latina.

Vamos devolver ao Rio o protagonismo das cidades mais inteligentes do país. Já temos um projeto que inclui avanços como o acesso a 10 mil novas câmeras, 5 mil pontos de wi-fi e 9 mil sensores georreferenciados com soluções IoT, Govtech e criação de um LabGov. Faremos ainda este ano a terceira edição do “Desafio COR”. Um projeto para startups, empresas e grupos técnicos interessados em apresentarem propostas para aprimorar a performance na gestão de integração das operações de infraestrutura, logística e emergências urbanas do nosso Centro de Operações Rio (COR) – disse Felipe, que teve uma série de agendas no congresso, como o encontro com o governador Maurício Vila Dosal, do estado mexicano de Yucatán, e retorna ao Rio nesta quinta.  

O prêmio Latam Smart City Awards 2021 foi recebido como motivo especial de orgulho por Alexandre Cardeman, chefe-executivo do COR. “Estamos muito orgulhosos por mais essa conquista que reconhece o COR pela qualidade dos serviços prestados ao cidadão. São milhares de pessoas se deslocando diariamente pela cidade, recebendo 24 horas informações na palma da mão sobre as condições do trânsito, dos principais modais e da previsão do tempo. Estamos trabalhando muito para devolver o Rio ao topo das cidades mais inteligentes do mundo. São diversas iniciativas inovadoras já implementadas nesta gestão e seguimos com nossos projetos, agora integrados à Coordenadoria de Cidades Inteligentes que elevará o COR a um novo patamar de serviços tecnológicos, gerando mais benefícios à nossa população”.

Mais premiações – Este é o segundo prêmio Smart City que o Rio de Janeiro recebe em pouco mais de um mês. No último dia 31 de agosto a cidade foi reconhecida em duas categorias do Ranking Connected Smart Cities realizado em São Paulo. Levou o 1º lugar de Tecnologia e Inovação e saltou do 12º para o 7º lugar no Ranking Connected Smart Cities Geral.

Felipe Peixoto, coordenador de Cidades Inteligentes do Rio, na premiação

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui