Foto: Bernardo Cordeiro

A população carioca deu um show de solidariedade na primeira semana da campanha Rio Contra a Fome, da Prefeitura do Rio. Em apenas sete dias foram arrecadadas 7 toneladas de doações feitas por pessoas que foram se vacinar contra Covid-19. Os itens já estão sendo encaminhados para mais de 60 coletivos e organizações da sociedade civil que vão distribuir às famílias que estão passando por insegurança alimentar nas favelas e periferias em função da pandemia. 

Todos os pontos municipais de vacinação continuam recebendo doações, incluindo aqueles que funcionam apenas no sistema de drive-thru. Os itens de cesta básica prioritários são arroz, feijão, fubá, açúcar, óleo de cozinha, leite em pó e sabonetes. A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Especial de Ação Comunitária (SEAC), articulou a campanha para ser facilitadora, recebendo as doações e organizando a logística de distribuição para os coletivos e organizações parceiras que já atuam há pelo menos um ano na mitigação dos efeitos do vírus nas favelas e periferias. 

Secretário da JUVRio, Salvino Oliveira, comemorou o sucesso da primeira semana da Rio Contra a Fome: “Ficamos muito satisfeitos com a colaboração da população que aderiu à campanha e foi essencial para colocar comida na mesa de muitos lares pela cidade. Quem já vacinou pode ainda ajudar divulgando a Rio Contra a Fome para seus amigos e familiares e nos ajudar a espalhar essa corrente de solidariedade”.

Postos de vacinação

De segunda a sexta-feira, os postos de vacinação funcionam das 8h às 17h nas clínicas da família e centros municipais de saúde; no Planetário da Gávea; no Tijuca Tênis Clube; no Museu da República (Catete); na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Leme); na Casa Firjan (Botafogo); no Jockey Club Brasileiro (Gávea); no Hotel Fairmont Copacabana; no  Museu da Justiça (Centro); na Cidade das Artes (Barra da Tijuca); no Museu do Amanhã (Centro); no Cacique de Ramos (a partir de terça-feira) e nos três quartéis do Corpo de Bombeiros. Os postos drive-thru do Parque Olímpico, do Engenhão e do Sambódromo também funcionam nos dias úteis, das 9h às 15h.

Aos sábados, os postos de vacinação funcionam nas clínicas da família e centros municipais de saúde, das 8h às 17h; Museu da República (Catete) e Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Leme), das 8h às 15h; quartéis do Corpo de Bombeiros de Humaitá, Copacabana e Barra da Tijuca (Busca e Salvamento), das 8h ao meio-dia; drive-thru da Cidade Universitária da UFRJ (Ilha do Fundão), do Parque Madureira, do Parque Olímpico (Barra) e do Sambódromo (Santo Cristo), das 8h às 15h; drive-thru do Engenhão (Engenho de Dentro), das 8h às 14h.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui