O Rio Convention & Visitors Bureau apresentou nota oficial apoiando a decisão da Prefeitura do Rio de cancelar o carnaval de rua na cidade,
“diante do aumento no número de casos de Covid-19. É preciso prezar, em primeiro lugar, pela segurança sanitária de cariocas e turistas.
Reconhecemos, entretanto, que as mudanças na festa geram um impacto grande para o setor de turismo e para toda a economia carioca. O último carnaval antes da pandemia, em 2020, trouxe mais de dois milhões de turistas para o Rio de Janeiro e resultou em uma movimentação econômica de R$ 4 bilhões.
Em função disso, o Rio Convention Bureau espera que as condições sanitárias permitam a realização segura do Desfile das Escolas de Samba na Sapucaí, decisão que, neste momento, está mantida pela Prefeitura do Rio. Caso haja piora nos números, defendemos que o carnaval no Sambódromo seja transferido para julho, a fim de não prejudicar o calendário turístico da cidade.
Lembramos que o carnaval, assim como o réveillon, são responsáveis por uma receita crucial para o turismo, mas não conseguem manter o setor durante o ano inteiro. Por isso, o Rio Convention Bureau vem trabalhando para incentivar o turismo de negócios para que o Rio de Janeiro se destaque como principal destino no Brasil e na América Latina. “