Foto: Mapa da Carioca

A Prefeitura do Rio lança, nesta quinta-feira (08/04), um programa para incentivar políticas e serviços voltados às mulheres da cidade. O Mapa da Mulher Carioca tem como objetivo reunir dados para fazer um retrato da realidade das mais de 3,6 milhões de mulheres do Rio e criar políticas e serviços públicos mais efetivos para a população feminina.

O projeto é liderado pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher e o lançamento do programa será realizado no Palácio da Cidade, em Botafogo. Além da Prefeitura, o programa conta com a parceria do Instituto Pereira Passos e participação de nove secretarias municipais e da Fundação João Goulart. Estas instituições farão parte do Grupo de Trabalho que se reunirá quinzenalmente para a construção do mapa.

A conclusão do estudo deve ocorrer até o final de 2021. O objetivo é ajudar os gestores municipais na identificação das prioridades e necessidades das mulheres da cidade. Com isso, a prefeitura acredita que haverá uma contribuição para o desenvolvimento de políticas e serviços públicos mais inclusivos e integrados no enfrentamento às violências contra a mulher e na promoção das cariocas.

O mapa irá relacionar informações sociais e estatísticas por meio de análises regionalizadas, garantindo um melhor planejamento e orçamento da cidade diante das diversas desigualdades existentes.Também pretende-se suprir uma lacuna em termos de disseminação de informações públicas sobre o tema. Os dados preliminares do projeto podem ser consultados por meio do site.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui