O estado do Rio de Janeiro produziu 725 mil toneladas de aço bruto em abril, o que representa um avanço de 21,9% em comparação com o mesmo mês de 2023. Os dados, divulgados pelo Instituto Aço Brasil, indicam que o estado respondeu por 27,6% de toda a produção nacional no período.
No acumulado de janeiro a abril, a produção fluminense chegou a 3 milhões de toneladas, marcando uma alta de 7,8% frente ao mesmo intervalo do ano anterior. Em 2024, o estado já produziu 8,8 milhões de toneladas, consolidando sua posição como o segundo maior produtor do país, atrás apenas de Minas Gerais, e com participação de 26,2% no total nacional.
O setor siderúrgico é um pilar importante para o desenvolvimento do nosso estado. Gera um volume expressivo de empregos e renda, e impulsiona outros segmentos da economia. O crescimento da produção fluminense de aço revela a confiança do mercado no ambiente de negócios que estabelecemos, com estabilidade, diálogo e compromisso com quem investe e produz no Rio de Janeiro, afirmou o governador Cláudio Castro.
De acordo com a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, o desempenho do Rio tem superado percentualmente o de Minas Gerais nas comparações mensais e anuais. “A produção de aço no Rio de Janeiro fortalece a balança comercial brasileira, reduzindo a dependência de importações e, em alguns casos, possibilitando a exportação de produtos siderúrgicos com alto valor agregado”, destacou.
A produção total de aço bruto no Brasil foi de 2,6 milhões de toneladas em abril, com um acumulado de 10,9 milhões de toneladas nos primeiros quatro meses do ano.