Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de INVERNOS?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Rio de Janiero nevando

Olha, se até alguns anos atrás era piada dizer que o Rio de Janeiro poderia ser sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, ao que parece isso pode virar uma realidade, é ao menos o que acha Miguel Castellar do blog Rio 2016 do Lance.

De acordo com Castellar se o Rio tiver sucesso nas organizações do Rio 2016 pode iniciar uma campanha para sediar uma jornada olímpica de inverno, e nem é tão loucura, veja como seria possível, e já em 2026:

Após as mudanças promovidas pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, em 2014, duas cidades, de um mesmo país ou não,  passaram a ter permissão para dividir uma edição de Jogos Olímpicos de Verão ou Inverno.

Advertisement

Com essa mudança, o Rio de Janeiro ficou credenciado a receber praticamente todas as disputas que ocorrem no gelo: hóquei, patinação artística, patinação de velocidade e curling.

Isso porque essas competições ocorrem dentro de um ginásio, onde a temperatura pode facilmente ser controlada.

Para a parceria com o Rio despontam dois países: Argentina e Chile, que ficariam responsáveis pelos esportes disputados na neve.

A ideia de o Rio de Janeiro vir a ser, no futuro, uma sede olímpica de inverno já foi ventilada no COI. E a recepção foi positiva. O mesmo entusiasmo demonstrou o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Mas tanto Paes quanto Comitê Organizador Rio-2016 e o COI, no momento, estão com os pensamentos voltados para os Jogos do ano que vem. E nem querem ouvir falar sobre o assunto.

E sabe quando os Jogos de Inverno poderiam aportar no Rio?

Em 2026, quando completa-se dez anos da realização da edição de Verão na capital fluminense. A eleição ocorre em 2019.

Ou em 2030, o que seria mais um legado inédito para a administração de Thomas Bach. O dirigente deixará o COI em 2025 e a escolha da sede destes Jogos será em 2023.

Agora, é aguardar os acontecimentos. A possibilidade está aberta…

Bem o Parque Madureira já vai ganhar uma pista de esqui

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de INVERNOS?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui