Rio de Janiero nevando

Olha, se até alguns anos atrás era piada dizer que o Rio de Janeiro poderia ser sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, ao que parece isso pode virar uma realidade, é ao menos o que acha Miguel Castellar do blog Rio 2016 do Lance.

De acordo com Castellar se o Rio tiver sucesso nas organizações do Rio 2016 pode iniciar uma campanha para sediar uma jornada olímpica de inverno, e nem é tão loucura, veja como seria possível, e já em 2026:

Após as mudanças promovidas pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, em 2014, duas cidades, de um mesmo país ou não,  passaram a ter permissão para dividir uma edição de Jogos Olímpicos de Verão ou Inverno.

Com essa mudança, o Rio de Janeiro ficou credenciado a receber praticamente todas as disputas que ocorrem no gelo: hóquei, patinação artística, patinação de velocidade e curling.

Isso porque essas competições ocorrem dentro de um ginásio, onde a temperatura pode facilmente ser controlada.

Para a parceria com o Rio despontam dois países: Argentina e Chile, que ficariam responsáveis pelos esportes disputados na neve.

A ideia de o Rio de Janeiro vir a ser, no futuro, uma sede olímpica de inverno já foi ventilada no COI. E a recepção foi positiva. O mesmo entusiasmo demonstrou o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Mas tanto Paes quanto Comitê Organizador Rio-2016 e o COI, no momento, estão com os pensamentos voltados para os Jogos do ano que vem. E nem querem ouvir falar sobre o assunto.

E sabe quando os Jogos de Inverno poderiam aportar no Rio?

Em 2026, quando completa-se dez anos da realização da edição de Verão na capital fluminense. A eleição ocorre em 2019.

Ou em 2030, o que seria mais um legado inédito para a administração de Thomas Bach. O dirigente deixará o COI em 2025 e a escolha da sede destes Jogos será em 2023.

Agora, é aguardar os acontecimentos. A possibilidade está aberta…

Bem o Parque Madureira já vai ganhar uma pista de esqui

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui