Rio de Janeiro concorre ao prêmio “Cidade Amiga dos Animais”

A capital carioca disputa quatro categorias. É a primeira vez que a cidade está concorrendo ao prêmio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: divulgação / Subvisa

O Rio de Janeiro  está entre as cidades  já inscritas na segunda edição do prêmio “Cidade Amiga dos Animais”. Criada pelo programa “Animais em Comunidades”, da ONG Proteção Animal Mundial, a iniciativa tem como objetivo reconhecer as melhores estratégias de governos latino-americanos para lidar com a situação de cães e gatos que vivem na rua.

Nesta edição, a cidade está disputando o prêmio pela primeira vez e concorre em quatro categorias: ideia inovadora para promoção do bem-estar por meio de ações do manejo de populações de cães e gatos; tutela responsável de animais; controle da densidade populacional e da taxa de renovação; e bem-estar dos animais em situação de rua.

É a primeira vez que o Rio está concorrendo ao prêmio. A cidade conta com políticas sólidas nas categorias inscritas, como, por exemplo, o Entrega Pet e a Live de adoção, que foram pensados especificamente para estimular a adoção no período de isolamento social, campanhas efetivas de castração gratuita e o Centro Proteção de Animal, que conta com diversos serviços veterinários e de apoio aos animais para a população do município do Rio de Janeiro“, cita Rosângela Ribeiro, gerente de programas veterinários da Proteção Animal Mundial.

A Proteção Animal Mundial alerta sobre a importância de iniciativas que envolvam cães e gatos de rua em pauta, principalmente porque o aumento do número de animais abandonados durante a quarentena cresceu 20% em todo o Brasil. Um dos motivos do aumento é a diminuição da renda familiar, bem como a desinformação de que pets podem transmitir o novo coronavírus.

Advertisement

Diante deste cenário, mais do que nunca, os governos locais precisam adotar políticas eficazes em relação ao manejo populacional de animais de rua – visando o bem-estar de toda a comunidade com o controle de natalidade, disseminação de zoonoses e multas/ fiscalização para coibir o abandono”, destaca a executiva. “As práticas reconhecidas pelo prêmio podem ser aplicadas em diferentes praças, mesmo sem grandes aportes financeiros, por isso, assim que os vencedores forem anunciados divulgaremos gratuitamente os cases em um e-book que ficará disponível em nosso website“, completa.

O prêmio Cidade Amiga dos Animais conta com o apoio do Centro Colaborador da OIE em Bem-Estar Animal e Sistemas de Produção Pecuária do Chile, Uruguai e México, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC), do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil (CFMV) e da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA).

As inscrições estão abertas até 21 de agosto. Os vencedores serão conhecidos no dia 19 de outubro, por meio de publicação no site da organização.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro concorre ao prêmio "Cidade Amiga dos Animais"
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui