Rio de Janeiro conta com cerca de 203 mil veículos de carga

Esse número é mais que 90% menor do que o montante de veículos de passageiro, que chega a 2,8 milhões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Governo do Estado

De acordo com a análise do Instituto Rio21 dos dados do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), a maior espécie de frota no município do Rio de Janeiro é de passageiro, que conta com mais de 2,8 milhões veículos. Em contraste, a menor frota é de competição, que conta com apenas 28 veículos.

As frotas de carga e veículos mistos também são significantes, mas nem se comparam com a frota de passageiro. A cidade do Rio de Janeiro conta com, aproximadamente, 203 mil veículos de carga e 180 mil mistos, montantes mais que 90% menores do que o montante de veículos de passageiro.

image 27 Rio de Janeiro conta com cerca de 203 mil veículos de carga
Figura 1 – Frota por espécie no município do Rio de Janeiro em 2021. Fonte: Detran-RJ. Elaboração: Instituto Rio21.

Apesar da frota de coleção ser a menor, é a que mais cresceu nos últimos 5 anos: entre 2017 e 2021 houve um aumento de 30,7% nesta categoria. Em seguida, a segunda espécie de frota que mais se expandiu foi de esporte, havendo presenciado uma ampliação de 29,6%. Por sua vez, a frota de veículos mistos teve o terceiro maior crescimento, que contou com uma taxa de 20,6%.

Já as espécies de frota que menos se desenvolveram nos últimos 5 anos foram de carga (6,4%), passageiro (6,0%) e competição (3,7%).

Advertisement
image 28 Rio de Janeiro conta com cerca de 203 mil veículos de carga
Figura 2 – Crescimento da frota por espécie no município do Rio de Janeiro nos últimos 5 anos. Fonte: Detran-RJ. Elaboração: Instituto Rio21

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro conta com cerca de 203 mil veículos de carga
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui