Rio de Janeiro é eleita a pior capital do Sudeste do Brasil

Levantamento feito pela Macroplan analisou a qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas 100 maiores cidades do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Praia cheia no Rio de Janeiro / Reprodução Internet

O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) 2021, da empresa de consultoria de cenários, Macroplan, aponta a cidade do Rio de Janeiro como a pior capital do sudeste do país. O levantamento analisou a qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas 100 maiores cidades do Brasil. As primeiras colocações da região ficaram com Vitória (1º), Belo Horizonte (2º) e São Paulo (3º).


A Segurança Pública foi a área com melhor qualificação da Capital Fluminense, ficando em 12ª colocação. Em Saneamento e Sustentabilidade, a cidade ocupa a 32ª posição, ganhando 8 posições em um ano. No ranking de Educação, o Rio ficou em 44ª colocação, após perder 2 posições na comparação com o ano anterior.

Na Saúde, o município ocupa, atualmente, a 67ª colocação entre os analisados, tendo recuado 5 posições, em relação ao ranking do ano anterior desta área. O desafio da Cidade Maravilhosa é acelerar o ritmo dos avanços.

Outros municípios estão melhorando em um ritmo mais acelerado do que o Rio de Janeiro”, explica a economista sênior Adriana Fontes, coordenadora do DGM

Advertisement

Desafios da gestão municipal

O levantamento avalia, desde 2013, a evolução dos serviços essenciais nas grandes cidades brasileiras sob a influência das prefeituras – mesmo que fornecidos por outros entes públicos ou pela iniciativa privada. Os 100 municípios analisados pela Macroplan representam metade do PIB brasileiro e concentram 39,3% da população do país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é eleita a pior capital do Sudeste do Brasil
Advertisement

25 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde sou morador do rio nasci aqui e já vi de tudo aqui .ja morei em outros estado como es .sp MT só que o Rio e o Rio quem não esteja satisfeito mude se sei que é o estado mais violento .e só não dá bobeira .quem faz o ladrão e a ocasião. Mais tá difícil balas perdidas tem um montão. Aqui é um verdadeiro inverno mais tem pior por aí. Mais o Rio tem seus encantos não tem cidade mais linda que o Rio. A Curitiba e lindo mais não seigulha com o rio gramado e lindo mais o Rio e mais suas praias e maravilhosa ……

    ..

  2. Ex sede do Império e ex Capital da república, o Rio de Janeiro e os cariocas não souberam se reinventar depois do fim do Império e da mudança do distrito federal para Brasília. Herdando um grande contingente de funcionários públicos, burocratas, ex escravos, artistas e intelectuais que, sem a cultura do empreendedorismo e do trabalho, ficaram perdidos e inertes na estonteante cidade maravilhosa sem trabalharem pela manutenção deste status e sem cobrar dos governos que só se ocuparam de encher os bolsos deixando de prestar os devidos serviços. E hoje este tempo perdido cobra a conta. Mas ainda há esperança, antes que as milícias governem por completo a cidade e quiçá o estado. Convoco aos verdadeiros cariocas a tirarem a venda dos olhos e verem tudo o que temos de riqueza e belo. E com a mesma dedicação e trabalho árduo que fazem os defiles de carnaval empreendam com bons serviços aos nossos cidadãos e aos que nos visitam, sem a mentalidade que só se realiza financeiramente quem tem um bom emprego e ordenado. Ou teremos que chamar a missão Jesuíta de novo para educar o povo??

  3. Boa tarde sou Carioca Rio onde criei meus filhos Estou dando educação! Tenho uma filha na UFRJ Eng.bMec, o meu filho já caminhando para o futuro!, Agora fica minha pergunta? Pra que falar do Rio de Janeiro, , quem está falando aqui e um caminhoneiro! Que conhece o Brasil quase todo profissão motorista de caminhão Morador da Maré, Satisfeito com minha cidade tem piores por aí, abraços a todos e vamos viver o que Deus nos deu nas mãos.

  4. Crivella, o prefeito meliante, além de destruir a Cidade, lapidou os cofres públicos, fez o milagre de aparecer bilhões em sua Igreja dos Devotos de Judas. Vejam o MPRJ, não gosto de divulgar fofocas. Deixou seus funcionários em falência e nas mãos dos banqueiros. Gilmar Mendes soltou esse pilantra. Espero que Deus o arrebate! Mentira, quero que o capeta leve ele pro inferno.

  5. Acho que o prefeito Crivella piorou a cidade ,mas o pessoal de fora continua vindo para cá???? Deveriam voltar para onde vieram! Nós cariocas estamos tendo que deixar a cidade! O Rio não comporta mais gente!!!

  6. Morei por 54 anos nesta cidade do rio de janeiro, cidade acolhedora, bom papo, trabalhei muito fui muito feliz, apesar de ter tido só governos , corruptos bandidos ladrões do dinheiro do povo, agora pergunto ao senhor Eduardo Paes é ao ministério público, onde está a viga que foi tirada da perinatal..?
    Voltei para minha terra natal fortaleza, aqui é onde governa os coronel do sertão, cidade imunda de suja, os serviços públicos não funciona, de respeito total aos idosos , o bilhete único não É válido no metrô, o governador do PT Gastou mais de meio milhão , de dinheiro publico para fazer um livro, mais graças a um jovem vereador de nome Carmelo que sempre denucia às mazelas do governador é seu capacho o perfeitinho de fortaleza que come nas mãos da família Gomes,
    Onde está o senhor procurador da PGR que não ver o MP de fortaleza fiscalizar é denuciar às safadezas dos coronéis de fortaleza. Ah aqui é um verdadeiro nepotismo familiar.

  7. Morei por 54 anos nesta cidade do rio de janeiro, cidade acolhedora, bom papo, trabalhei muito fui muito feliz, apesar de ter tido só governos , corruptos bandidos ladrões do dinheiro do povo, agora pergunto ao senhor Eduardo Paes é ao ministério público, onde está a viga que foi tirada da perinatal..?
    Voltei para minha terra natal fortaleza, aqui é onde governa os coronel do sertão, cidade imunda de suja, os serviços públicos não funciona, de respeito total aos idosos , o bilhete único não É válido no metrô, o governador do PT Gastou mais de meio milhão , de dinheiro publico para fazer um livro, mais graças a um jovem vereador de nome Carmelo que sempre denucia às mazelas do governador é seu capacho o perfeitinho de fortaleza que come nas mãos da família Gomes,
    Onde está o senhor procurador da PGR que não ver o MP de fortaleza fiscalizar é denuciar às safadezas dos coronéis de fortaleza. Ah aqui é um verdadeiro nepotismo familiar.

  8. Andreia você está certíssima. O Carioca tem uma mentalidade inexplicável. São arrogantes mesmo. A cidade do desrespeito. E pra quem diz que a culpa é de quem vem de fora. Por favor né? Vai estudar…melhorar sua mente. A cidade é sua? Se toca. Cheia de malandro, bandido. Andar nas ruas requer estratégias e atenção o tempo todo. Pontos negativos são extensos. Ponto positivo, a que todos se referem:” ah, mas tem praia, verde, paisagens…” me poupem, paisagem não paga contas.

  9. Bom temos todos esses problemas sim, porém continuam vindo morar aqui muitos imigrantes, se aqui tá tão ruim voltem para suas cidades e deixem o rio, agora se veio aqui ajude a melhorar o local que lhe acolheu, e sem educação tem em todos os estados pra vc ignorante.

  10. A cidade está realmente abandona , visto que nos últimos 30 anos tivemos péssimos governantes ,todos BANDIDOS !
    Passou e muito ,da hora de uma intervenção federal !
    Segurança pública , não existe , saúde falida ,escolas fechadas , transportes péssimos e caríssimos , estamos reféns do caos !!

  11. O carioca mesmo no meio do caos é arrogante , não aceita críticas e não quer mudar.
    A cidade está abandonada, suja, fedida, entregue aos criminosos de pivetes a grandes facções.
    A única preocupação deles é se vai dar praia ( todas poluídas), futebol e carnaval.

    • Perfeita a sua avaliação, só não podemos esquecer do último prefeito que foi um desastre total. Não que o Eduardo Paz seja uma maravilha porque está longe disso, mas o pastor foi uma lástima.

  12. A cidade está muito violenta sim, porém , a midia em 95% prefere sempre apontar o dedo sempre pra cá , como só aqui que acontece desgraças e com o advento da Internet , sabemos o quão a mídia é apelativa pra vender todo tipo de noticia ruim da minha cidade…

  13. Aqui no Rio tem muita coisa pra tentar mudar e talvez nunca mude como o crescimento de milícias cada vez mais se instalando em vários pontos do Rio . É certo que asuppsanudaam a espalhar a violência local pra contrapartes do estado e isso já está chegando em outros estados …

  14. As mesmas pessoas que estão DESCENDO A MARRETA no Rio, e com uma dose de razão, são as mesmas que votaram em WITZEL, Família Bolsonaro, Cabral, Pesão, Garotinho e Garotinha , Família Piciani e outras criaturas nefastas, eu mesmo votei duas vezes no Cabral , estamos votando mal há muito tempo, TEMOS QUE ASSUMIR PARTE DESSA CULPA!!!!???

  15. Lixo de cidade! Abandonada, entregue às milícias, vagabundos, marginais, moradores de rua e exploradores de todos os tipos. Imunda, fedida, violenta, feia e cara. Povo arrogante e mal educado. Triste viver aqui.

  16. Cidade Maravilhosa virou a Cidade Decadente, aqui é a Cidade da Vagabundagem e da vergonha nacional. Uma cidade com as piores especies humanas convivendo a base da bala. Um recado para quem vê muito novelas: AQUI NÃO TEM OPORTUNIDADES PARA NINGUÉM, A VIDA AQUI É MUITO CARA, NÃO TEM EMPREGOS, MUITAS EMPRESAS FORAM EMBORA, POR FAVOR, DESVIEM PARA OUTRA CIDADE!!!!

  17. O interessante é que ficamos melhor justamente onde todo mundo acha que mandamos mal pra caramba: “A Segurança Pública foi a área com melhor qualificação da Capital Fluminense, ficando em 12ª colocação.”

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui