Rio de Janeiro é novo polo de games do Brasil

Em cerimonia de premiação da GameJamPlus, secretário de ciência e tecnologia do Rio de Janeiro falou sobre projetos, com apoio da Prefeitura carioca, para impulsionar o mercado e novos talentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No dia 02 de julho de 2022, sábado, aconteceu a Grande Final da GameJamPlus 21/22, a 6ª edição da maior maratona competitiva de desenvolvimento de jogos focados em negócios. O evento, que celebrou a conclusão de uma longa jornada global de desenvolvimento de jogos, ocorreu na Casa Firjan, instituição situada no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro, e contou com um público de aproximadamente 200 pessoas de 10 países diferentes. A cerimônia de abertura teve início aproximadamente às 16h e contou com a presença de lideranças locais de países que impulsionam e fomentam o desenvolvimento de jogos em suas respectivas regiões.

A edição de 21/22 teve seu início em outubro de 2021, e contou com a produção de mais de 180 jogos, que, após diversas etapas de avaliação e aprimoramento, resultaram em 36 equipes e estúdios finalistas que estiveram presentes com seus representantes no evento final.

Apresentada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura, a cerimônia final da GameJamPlus 21/22 recebeu o apoio de diversos patrocinadores e parceiros oficiais, como Bemobi, DT3, Artplan, UTI Vida, Tilting Point, Mad Mimic, SICOOB, SEBRAE, Alura, Xphere e Indie Hero. Nomes como Pedro Caxa (o maior TikToker de desenvolvimento de jogos do Brasil e criador do game Camp Wars), Carol Paiffer (CEO da ATOM/S.A e integrante do programa Shark Tank Brasil) e Nicolle Merhy (gamer, empresária e CEO da equipe de e-Sports Black Dragons) também marcaram presença no evento.

A final também contou com a participação de Willian Coelho, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, que em seu discurso ressaltou a relevância da Secretaria e sua conexão com a temática de jogos da GameJamPlus. Corroborando com a visão de impacto econômico citada pelo secretário, a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) foi outra empresa que contribuiu, através de aporte financeiro, para a realização do evento, visto o enorme potencial de exportação que os games representam.

Advertisement

Ainda precedendo o início da entrega das premiações, ocorreu o painel de tema Games e Empreendedorismo, formado pelas painelistas Carol Paiffer, Nicolle Merhy, Silvani Neri (Game Designer, COO da GameJamPlus e fundadora da LAB108) e Juliana Brito (CEO da Indie Hero e co-fundadora da startup Workay). Em aproximadamente 30 minutos de duração, as convidadas expuseram as diferentes percepções da indústria a partir de suas áreas de atuação.

Dando sequência ao roteiro do evento, a cerimônia de entrega de troféus começou aproximadamente às 17h30. Dos estúdios e equipes premiadas, muitas vieram de países onde o ecossistema de jogos está em fase inicial, o que faz com que muitos participantes tenham na maratona sua primeira experiência com games. O projeto campeão da GameJamPlus, por exemplo, foi o primeiro trabalho realizado pela equipe, um grupo de desenvolvedores das Filipinas. A escolhida para representar a equipe filipina foi Nissie Arcega, uma jovem de 26 anos de idade e estreante em eventos de desenvolvimento de jogos. O jogo da equipe, Meet Me on the Mountain, foi também o primeiro jogo em que Nissie trabalhou, sendo ela a responsável por todo design narrativo do projeto.

O evento foi transmitido ao vivo no YouTube, em duas transmissões: português com tradução em LIBRAS e português com tradução simultânea em inglês. É possível conferir a íntegra da gravação do evento no canal oficial da GameJamPlus no YouTube.

Durante a solenidade, 18 categorias foram premiadas, sendo elas técnicas, criativas, destaques regionais, business e o Jogo do Ano 21/22, o projeto que soma a melhor nota, tanto nos quesitos técnicos, quanto no planejamento de produto e negócios. Os prêmios abrangeram jogos e estúdios independentes de todo o mundo, sendo 3 do Brasil.

Confira a lista completa das categorias e dos jogos vencedores:
 

Melhor Build
Eldritch Inc – Bolívia

Melhor Pitch

Ink Spell – Brasil

Melhor Jogo de Diversidade

Escor: A Saga de Kurô – Brasil

Melhor Narrativa

Strokes of the Past – Costa Rica

Melhor Sound Design

Meet Me on the Mountain – Filipinas

Mix It – Costa Rica

Melhor Jogo PC

Ink Spell – Brasil

Melhor Jogo Mobile

Itsy Bitsy Spider and Friends – Brasil

Melhor Game Design

Eldritch Inc – Bolívia

Melhor Direção de Arte

Eldritch Inc – Bolívia

Melhor Jogo – Brasil

Ink Spell – Brasil

Melhor Jogo – Europa

Paint the Thing – Macedônia do Norte

Melhor Jogo – Ásia

Meet Me on the Mountain – Filipinas

Melhor Jogo – LATAM

Eldritch Inc – Bolívia

Melhor Jogo – África

Verdant – Etiópia

Jogo do Ano – 3º Lugar

Itsy Bitsy Spider and Friends – Brasil

Jogo do Ano – 2º Lugar

Ink Spell – Brasil

Jogo do Ano – 1º Lugar

Meet Me on the Mountain – Filipinas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é novo polo de games do Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui