Rio de Janeiro é o segundo pior estado para conciliar carreira e maternidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
234720408 e422677153 o Rio de Janeiro é o segundo pior estado para conciliar carreira e maternidade
Foto: Michael Kordahi

De acordo com  pesquisa do portal de saúde e maternidade, Trocando Fraldas o Rio de Janeiro é o segundo estado no Brasil onde as mulheres possuem maior dificuldade em administrar o trabalho e maternidade, atrás apenas de Brasília, que ocupa o primeiro lugar.

Nas regiões Sul e Sudeste as mulheres possuem mais dificuldade do que a média nacional para conseguir vagas em creches, com destaque aos estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.

gráfico Maternidade e Carreira Rio de Janeiro é o segundo pior estado para conciliar carreira e maternidade

A pesquisa fora realizada em abril deste ano, pelo portal de saúde e maternidade, Trocando Fraldas, com a participação de 11.223 mulheres de todo o país. O site que possui mais de 189 mil seguidores no Brasil avaliou a posição tanto das mães, como das mulheres que não possuem filhos e qual seria a opinião em relação ao assunto maternidade e mercado de trabalho. “Mais da metade das entrevistadas (56%) considera improvável o sucesso profissional de mulheres com filho”, aponta o portal.

Advertisement

Estados da região Sudeste apresentaram dificuldades acima da média ao conciliar a carreira com a tarefa materna. Dentre eles: São Paulo (57,7%), Rio de Janeiro (58,2%), Belo Horizonte (60,4%) e Vitória (66,7%).

Confira as principais perguntas que foram feitas no estudo e veja os resultados no Rio de Janeiro:

É possível o sucesso profissional com a chegada dos filhos?
A opinião das cariocas não foi tão otimista quanto a essa pergunta, logo 61% das entrevistadas apresentaram sérias dificuldades em se dar bem no trabalho com a presença dos filhos. Nessa colocação o estado empata com Acre, ocupando o segundo lugar.

Brasília foi o estado com o posicionamento pior diante dessa pergunta, 65% das participantes tiveram em algum momento sérias dificuldades em conciliar a tarefa materna e a carreira profissional.

Medo de perder o emprego ao engravidar
Essa é uma questão ainda bem delicada para as brasileiras de todo o país, com destaque às regiões do Centro Oeste e Sudeste. Entre as participantes, 48% afirmou possuir esse medo, em contrapartida a região do Norte foi mais otimista quanto a essa pergunta, com 38, 3% de afirmações sobre esse problema.

As reações do chefe também foram avaliadas ao decorrer da pesquisa. A gravidez foi menos bem vista em alguns estados do país, com destaque ao Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, principalmente na região de Florianópolis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é o segundo pior estado para conciliar carreira e maternidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui