Rio de Janeiro é segunda a cidade que mais contrata domésticas no país

Os dados aparecem em um levantamento inédito realizado pela Famyle, plataforma que conecta as famílias com profissionais do ramo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

O Rio de Janeiro é a segunda cidade que mais contrata domésticas no país. A Capital Fluminense aparece em um ranking das 10 regiões que mais geraram vagas entre janeiro e novembro deste ano. No período, o Rio de Janeiro gerou 1200 oportunidades no setor, ficando atrás apenas de São Paulo. Os dados aparecem em um levantamento inédito realizado pela Famyle, plataforma que conecta as famílias com profissionais do ramo.
 

A pesquisa mostra ainda que o número de contratações no segmento cresceu nos últimos 11 meses em todo o país. Esse aumento chegou a 28% em relação a 2020.

O crescimento da procura por empregadas domésticas tem acarretado em um novo aquecimento do setor. Somente dez cidades do país – das quais nove são capitais brasileiras – contrataram mais profissionais do setor em meio a essa retomada, depois de passada a pior fase da pandemia da Covid-19. Essas cidades representam quase 30% das oportunidades no ramo só de janeiro a novembro deste ano.

São Paulo é a campeã de contratações no período, com 10% de participação em todas as vagas. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que ficou com 5%. Em terceiro lugar, está Brasília (DF), com 3%.

Advertisement

Esta lista de cidades continua, pela ordem, com Goiânia (GO), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE). Campinas (SP) é a única que não é capital brasileira e entra neste ranking.

A participação das cidades nessas admissões segue uma tendência já apurada pela Famyle, de aumento do número de famílias em busca de profissionais do serviço doméstico. Nos 11 meses de 2021, essa alta chegou a 28% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de cerca de 26 mil vagas nas regiões pesquisadas.

Em 2020, esse total foi próximo de 20,3 mil. A participação das cidades no volume de contratações faz parte das informações apuradas em uma pesquisa amostral realizada pela empresa, dentro da sua base de dados no período correspondente e no comportamento do mercado registrado pela plataforma. Confira a lista:

PosiçãoCidadeVagas abertas
São Paulo2.579
Rio de Janeiro1.200
Brasília883
Goiânia602
Curitiba582
Belo Horizonte510
Salvador467
Campo Grande435
Fortaleza413
10ºCampinas358
Fonte: Famyle

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro é segunda a cidade que mais contrata domésticas no país
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui