Rio de Janeiro economiza 773 milhões de litros de água com transporte consciente nos ônibus

Economia dos últimos 12 anos equivale a 309 mil piscinas olímpicas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Um dos casos de utilização de água de reuso mais comuns nas empresas de transporte é o processo de lavagem dos ônibus. Reprodução: Semove/Divulgação.

O transporte público por ônibus desempenha um papel significativo na promoção da sustentabilidade no Rio de Janeiro. A Semove, empresa de mobilidade urbana que representa 184 empresas, revelou neste mês de março os resultados de iniciativas de reuso de água, incentivando a utilização consciente do recurso natural para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento humano.

Desde a instalação do primeiro sistema de reuso em uma garagem de ônibus há 12 anos, foram economizados 773 milhões de litros de água potável, equivalente a 309 mil piscinas olímpicas. Essa medida já resultou em uma redução de 59% no consumo de água pelas empresas em todo o Estado.

A diretora de Mobilidade da Semove e entidade que representa dez sindicatos e 184 empresas de transporte, Richele Cabral, destaca a importância do reuso de água como uma medida crucial para a sustentabilidade ambiental. Ela ressalta que, apesar de a água ser um recurso precioso e finito, apenas uma pequena fração dela está disponível para uso humano, sendo essencial adotar práticas conscientes para garantir sua preservação.

“A Semove apoia e incentiva, por meio de estudos e projetos, que todas as empresas filiadas integrem o reuso de água em suas políticas e práticas operacionais. Estima-se que, das águas existentes no nosso planeta, 99% não estão disponíveis para uso, pois 97% são salgadas e estão nos oceanos e 2% nas geleiras. A água doce representa apenas 1% dos recursos hídricos. A água é um
recurso precioso e finito, e seu uso consciente é essencial para a sustentabilidade do nosso planeta”, frisou Richele Cabral, diretora de Mobilidade da Semove.

Advertisement

Um dos casos de utilização de água de reuso mais comuns nas empresas de transporte é o processo de lavagem dos ônibus – a água utilizada é captada e enviada para uma estação de tratamento de efluentes (ETE), para ser novamente reutilizada na limpeza dos veículos, fazendo com que o sistema se aproxime de um ciclo fechado, com perda mínima. Essa água também pode ser reutilizada em outras atividades da empresa, como: limpeza das dependências da propriedade, descargas dos banheiros, áreas de jardinagem e no combate a incêndio.

Além de estar alinhado às melhores práticas sustentáveis, o reuso de água também estabelece benefícios na operação do sistema de ônibus. Com a implementação do processo de reaproveitamento, é possível estimar a economia gerada nas empresas, que se tornam mais competitivas com a adoção de iniciativas socialmente responsáveis. Tendo resultados de redução de pelo menos 70% na conta de água; 50% na conta de esgoto; 50% no custo com produtos da lavagem; além de não haver relato de aumento significativo no consumo de energia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro economiza 773 milhões de litros de água com transporte consciente nos ônibus
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui