Rio de Janeiro está em 5º em Ambiente de Negócios no Brasil

O Estado do Rio de Janeiro ficou com a 5ª posição no ranking do “Doing Business Subnacional Brasil 2021”. Relatório foi divulgado pelo Banco Mundial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Edifício sede da Universidade Cândido Mendes, na rua das Assembléia / Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O Estado do Rio de Janeiro ficou com a 5ª posição no ranking do “Doing Business Subnacional Brasil 2021”. O relatório divulgado pelo Banco Mundial nesta terça-feira, dia 15, avalia o ambiente de negócios de pequenas e médias empresas nacionais nos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. As primeiras posições foram ocupadas por São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Paraná.

De acordo com o estudo, o Estado do Rio de Janeiro ocupa hoje a 2ª posição em termos de Registro de Propriedades, a 6ª em Abertura de Empresas, a 8ª em Obtenção de Alvarás de Construção, a 18ª em Execução de Contratos e a 25ª em termos de Pagamento de Impostos.

A melhoria do ambiente de negócios em todo o Estado do Rio de Janeiro é um compromisso. Temos como prioridade absoluta a implementação de ações que estimulem e valorizem o empreendedor fluminense. O conhecimento desses indicadores são fundamentais para a definição e adoção de políticas públicas e medidas para melhorar o ambiente de negócios no Estado – afirmou o governador Claudio Castro.

O estudo foi realizado pelo Banco Mundial e contou com o apoio do Sebrae, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Advertisement

O estudo global chega num momento crucial em que os segmentos econômicos foram altamente abalados pela pandemia. Agora, baseados nos indicadores, poderemos aprofundar ainda mais nosso relacionamento com a realidade de cada município e assim derrubar obstáculos regulatórios, promover maior cooperação entre eixos públicos e privados e reduzir processos burocráticos – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico Vinicius Farah, que emendou: – No Rio, já reduzimos o tempo de abertura de empresas, via Jucerja, e facilitamos o acesso ao crédito, via AgeRio. Outras medidas serão implementadas ainda neste ano.

Na Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), a média de tempo de abertura de empresas em 2021 está variando entre 36 e 46 minutos. Em janeiro, foi registrado o tempo de 36 minutos. A Jucerja também vem batendo, desde fevereiro, recordes de abertura de novas empresas. Foram 4.720 novos negócios em fevereiro. Em março, o número chegou a 5.862. Em abril foram registradas 4.764 aberturas e, em maio, 5.308. Nos cinco primeiros meses, o número total já ultrapassou 24 mil novas empresas.

De acordo com as premissas deste estudo, o Rio é o 5º melhor estado do país para empreender. Isso é significativo, mas sabemos que ainda é necessário mais incentivos e estratégias para subir ainda mais nesse ranking. Por isso, permanecemos nessa parceria que visa apoiar e orientar governos, estaduais e municipais, e empreendedores a seguir com as boas práticas para inovação e empreendedorismo – afirmou o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga.

Para a diretora do Banco Mundial no Brasil, Paloma Caseiro, o relatório chega em um momento crucial.

O estudo é de grande importância para o Brasil avançar na agenda de ambiente de negócios, destacando a necessidade da colaboração entre o governo federal, estados e municípios – finalizou ela.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro está em 5º em Ambiente de Negócios no Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui