Rio de Janeiro está sem inseticidas para combater dengue, chikungunya e zika

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Cevs

Por falta de repasse do Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro se encontra sem os inseticidas utilizados no controle de mosquitos Aedes Aegypti adultos, transmissores da zika, da chikungunya e da dengue. Os inseticidas são comprados por meio de licitação internacional.

“Nossa expectativa é que os números de casos diminuam com a chegada do inverno para não termos que depender tanto dos inseticidas”, disse Sérgio Ribeiro, superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Entre janeiro e 4 de junho deste ano, houve 41.888 casos de chikungunya, 20.622 casos de dengue e 1.005 pessoas infectadas por zika. Ao todo, 13 pessoas morreram, todas vítimas da chikungunya, sendo 10 no município do Rio. Dados atualizados da Secretaria de Estado de Saúde.

A presidente da Comissão de Saúde da Alerj, deputada Martha Rocha (PDT), declarou estar preocupada com a situação. “Temos um diagnóstico alarmante. Já foram 13 mortes por chikungunya este ano, sendo que os especialistas ainda afirmam que a doença não é totalmente conhecida. Também há constantes falhas no diagnóstico e agora a notícia do desabastecimento de inseticidas. Vejo dias muito difíceis no setor de saúde estadual”, afirmou.

Advertisement

“Dessa forma, devido o desabastecimento, reforça-se a necessidade da intensificação das ações de rotina visando diminuir a transmissão de casos, com a realização de visita casa a casa, resgate de imóveis pendentes, mobilização da população e mutirões de limpeza. As ações de controle vetorial devem ser planejadas para serem executadas de forma permanente, promovendo a articulação sistemática com todos os setores do município (educação, saneamento, limpeza urbana, etc)”, informa uma nota oficial do Ministério da Saúde.

Segundo o Ministério, o estado do Rio recebeu 17.800 litros de inseticida para combater o Aedes Aegypti ao longo do ano de 2018 e 4.800 litros até o dia 30 de abril.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro está sem inseticidas para combater dengue, chikungunya e zika
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui