Rio de Janeiro ganha biblioteca gratuita especializada em cinema

A Biblioteca de Cinema Marialva Monteiro será a primeira especializada em cinema no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cavi Borges, idealizador do projeto, com alguns dos livros doados | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (04/02), será inaugurada a Biblioteca de Cinema Marialva Monteiro. Localizada nas Casas Casadas, no espaço anexo ao Centro Cultural Cavideo, ela será a primeira biblioteca especializada em livros, catálogos, revistas e álbuns de cinema no Rio de Janeiro.

A biblioteca foi idealizada para funcionar como um centro de pesquisa para estudantes, professores, pesquisadores e cinéfilos, junto com o acervo gratuito de filmes de arte da Cavideo.

O acervo foi doado por curadores, artistas, cineastas e colecionadores que atenderam a um chamado nas redes sociais do cineasta e produtor cultural Cavi Borges, idealizador do projeto. Após a publicação, em menos de 30 dias, começaram a chegar doações. Até então, já são mais de 2.000 livros.

Os livros serão emprestados gratuitamente por até uma semana para os interessados, que também podem ler e consultar os materiais no local. O nome da biblioteca é uma homenagem a educadora e fundadora do CINEDUC: Marialva Monteiro, que se dedica a mais de 50 anos em usar o cinema como instrumento e ferramenta de educação para crianças e jovens.

Advertisement

A inauguração será no dia 4 de fevereiro, de 14h às 18h, nas Casas Casadas, sede da RioFilme e onde fica localizado o novo Espaço Cultural Cavideo. Nesse dia, também será realizado o lançamento de “O Cinema Carioca na Lente da História”, livro elaborado pela RioFilme sobre os antigos cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro. Ele será distribuído gratuitamente para quem doar outro livro de cinema para a Biblioteca.

Serviço:
Dia 4 de Fevereiro, das 14h às 18h.
Local: Ruas das Laranjeiras 307
Horário de funcionamento: A biblioteca irá funcionar inicialmente de segunda à sexta das 10h às 17hs.
Para doar: de segunda a sexta, de 10h às 17h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro ganha biblioteca gratuita especializada em cinema
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio de Janeiro ganha biblioteca gratuita especializada em cinema
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui