O Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão e a startup brasileira de mobilidade aérea Micaelis anunciaram uma parceria inovadora para a realização de voos autônomos de teste utilizando aeronaves eVTOL (elétricas de decolagem e pouso vertical). O acordo, com duração inicial de dois anos, marca um importante passo na evolução da mobilidade urbana sustentável no Brasil, conectando o aeroporto a destinos estratégicos na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Vertiporto e soluções de emissão zero
A parceria inclui o desenvolvimento de um “vertiporto”, infraestrutura projetada para decolagem, pouso e operação das aeronaves eVTOL, integrada ao aeroporto. O objetivo é criar uma solução sustentável de mobilidade aérea, capaz de otimizar o fluxo de cargas e passageiros no RIOgaleão e estabelecer conexões rápidas, eficientes e com emissão zero entre o aeroporto e outros pontos estratégicos da cidade.
O projeto também contempla o desenvolvimento de um aplicativo para gerenciamento do fluxo de cargas e passageiros, aprimorando a experiência dos usuários com tecnologia de ponta.
Pioneirismo na aviação sustentável
A parceria posiciona o Rio de Janeiro como uma das cidades líderes em inovação no transporte aéreo sustentável na América Latina. Para Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão, o projeto vai além da inovação tecnológica:
“Esta parceria reafirma nosso compromisso em transformar o RIOgaleão em um hub de inovação e sustentabilidade, conectando o Rio de Janeiro ao futuro da mobilidade aérea com uma alternativa de transporte eficiente. Como um dos motores da economia do estado, atuamos para atrair negócios disruptivos para a região”, destacou.
Vincent Kieffer, co-CEO da Micaelis, também celebrou a iniciativa:
“Estamos entusiasmados em colaborar com o RIOgaleão neste projeto visionário que não apenas revolucionará o transporte urbano, mas também estabelecerá novos padrões para a aviação sustentável no Brasil e além”.
Três pilares do projeto
O acordo entre RIOgaleão e Micaelis está fundamentado em três pilares principais:
- Sustentabilidade: o projeto prioriza soluções de mobilidade aérea com emissão zero, alinhadas aos objetivos globais de redução de carbono.
- Eficiência: a integração das aeronaves eVTOL visa aumentar a conectividade entre o aeroporto e a região metropolitana do Rio de Janeiro.
- Experiência do usuário: o desenvolvimento de um aplicativo para otimizar o gerenciamento de cargas e passageiros busca tornar o serviço acessível, rápido e confortável.
Micaelis e a mobilidade vertical
A Micaelis, uma startup brasileira focada em mobilidade aérea sustentável, promove, vende e oferece suporte às tecnologias mais avançadas de mobilidade aérea vertical. A empresa vê na parceria com o RIOgaleão uma oportunidade para transformar o transporte urbano no Brasil e posicionar o país como referência global no setor.
Faltou dizer quando o eVTOL começa efetivamente a voar entre o Galeão e os vertiportos distribuídos pela cidade.
Aqui no RJ , vai virar alvo de mira dos bandidos ??
Eu não confio nessa tecnologia para transporte de humanos diferentemente de um avião que com uma turbina ainda funciona, esses trecos sem um motor, já era!!!
A pergunta é esta: quantas vezes uma turbina do seu avião pifou, e ele teve que pousar só com a outra? Então, agora aplique esse mesmo raciocínio para o carro elétrico voador. A probabilidade é a mesma!
É, eu entendo que é mais fácil levantar teoria conspiratória do que pesquisar, mas fica tranquilo que eu pesquisei pra você. Pega aí: https://www.youtube.com/watch?v=cMOckWxeYKc
Que legal!!!
Estou lembrando lendo esta postagem do desenho dos “OS JETSONS”!.
Abraços.