Rio de Janeiro, melhor destino. ‘Apesar de’ ou ‘por causa de’?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Amanhecer por Rodrigo SoldonO Rio de Janeiro, já não é de hoje, tem uma fama global. E a Cidade Maravilhosa tem este apelido não por acaso. A sua geografia, com mar e montanhas de encontrando em uma faixa extremamente estreita nos presenteou com belezas naturais como o Corcovado e o Pão de Açúcar, que viraram marcos instantaneamente ligados à cidade e reconhecidos mundo afora. À geografia privilegiada se juntam a cultura de praia e corpos bonitos, o samba, carnaval e bossa nova, os times de futebol e o jeitinho carioca de festas até altas horas da madrugada.

E a série de eventos internacionais que começa esse ano somente serviu para aumentar o interesse de turistas pela cidade, garantindo à cidade o título de melhor destino turístico da América Latina e 17º do mundo (Buenos Aires está colada, na 18º posição). E o numero de turistas internacionais dobrou de 2011 para 2012 atingindo dois milhões de pessoas (ainda menos que a capital do país vizinho que está perto dos três milhões por ano).

Receber turistas não deve ser apenas uma vocação acessória à cidade. Todo turista deixa por dia uma quantidade de dinheiro na cidade que faz valer a pena aumentar o numero de turistas ano após ano. E infelizmente não temos a estrutura para tratar esses turistas com qualidade. Faltam quartos de hotéis, faltam informações em línguas estrangeiras e faltam serviços de qualidade. Somos o 17º destino apesar dos nossos problemas, uma evidência de que o Rio de Janeiro poderia estar numa posição bem mais elevada, e colhendo os frutos econômicos disso, se tratar com maior qualidade os turistas que visitam ano após ano a cidade.

Advertisement

E enquanto a mentalidade for de instaurar soluções temporárias para problemas permanentes, como o uso de navios para suprir a falta de quartos de hotéis exigidos pelo COI mas que faltam à cidade de qualquer maneira todo ano, não vamos chegar lá.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro, melhor destino. ‘Apesar de’ ou ‘por causa de’?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui