Rio de Janeiro não terá Cardeal pela primeira vez

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro por Alobos IphotosHoje o ex-blog do Cesar Maia traz uma informação um pouco triste para os católicos cariocas. De acordo com Maia pela primeira vez em décadas o Rio de Janeiro ficará sem um Cardeal como Arcebispo. Para ele a razão seria a reafirmação dada pelo Vaticano a autoridade de Dom Eusébio, Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro.

 

O Papa Bento XVI nomeou o Arcebispo de Aparecida do Norte, Dom Raimundo Damasceno, como Cardeal. O Arcebispo atual do Rio de Janeiro é Dom Orani que assumiu ano passado. E, de certa forma, com Dom Eusébio mantemos um Príncipe da Igreja.

Advertisement

 

RIO FICA SEM CARDEAL PELA PRIMEIRA VEZ!

1. O Papa nomeou os 24 novos Cardeais da Igreja Católica. A surpresa ficou para o fato de Dom Orani não ter sido nomeado Cardeal. É a primeira vez, em décadas, que o Rio ficará sem um Cardeal como Arcebispo. O Rio de Janeiro foi a primeira sede cardinalícia da América Latina. Uns atribuem o fato aos "problemas" que tem acontecido no seio da Arquidiocese. Mas, o fato é que o Vaticano, com este ato, reafirma a autoridade de Dom Eusébio como Cardeal ainda ativo na eleição papal.

O Papa ainda nomeou um novo Cardeal brasileiro, o Arcebispo de Aparecida do Norte, Dom Raimundo Damasceno.

 

2. (AFP, 20) A designação de 24 novos cardeais pelo Papa Bento XVI dá continuidade ao velho equilíbrio regional no seio da Igreja Católica, com o predomínio dos europeus, sobretudo italianos, e um reconhecimento à África. Na lista dos novos ‘ministros’ da Igreja figuram ainda dois sul-americanos: um brasileiro, e um equatoriano. Mesmo assim, predominam religiosos oriundos do velho continente: dos 24 apontados por Bento XVI, 15 são europeus, sendo 10 italianos, dois alemães, um suíço, um polonês e um espanhol. Outros dois são americanos, um é do Sri Lanka e quatro são da África, continente que o Papa elegeu como uma das prioridades de seu pontificado, iniciado em 2005.

 

Foto: Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro por Alobos Iphotos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro não terá Cardeal pela primeira vez
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui