Rio de Janeiro pode ter 2º turno em 2012

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Eleicoes-20121Hoje o candidato a vereador Cesar Maia (Democratas), (falando em candidato a vereador já viu nossa lista com os candidatos a vereador do Rio de Janeiro em 2012?), em sua newsletter publicou nota em que acha possível que o Rio de Janeiro caminhe para um 2º turno.

Para Maia,

 

Advertisement

…a diferença para se ter segundo turno são 13 pontos (26 dividido por 2). Essa diferença, faltando 15 dias, mostra a probabilidade do segundo turno. Se a TV só teve o efeito tampão a vantagem de quem lidera é frouxa. Estima-se essa gordura, pronta para ser derretida, em 15 pontos.

Para isso, o menor tempo de TV dos demais precisa ter um efeito cumulativo e a comunicação “aberta” de Rodrigo, para o último mês, precisa furar aquele “bloqueio” do tempo de TV. Isso já se pode ver em vários distritos (parte de bairros), mas ainda não em regiões. Com isso, a probabilidade da eleição ter ou não um segundo turno, depende da destamponagem que a sinergia -ação na base/TV- produzir.

Ou seja, eleitores de Marcelo Freixo (PSol) e Rodrigo Maia (Democratas) sabem que ainda há luta.

Veja o artigo completo:

IBOPE MOSTRA QUE ELEIÇÃO NO RIO PODE DAR SEGUNDO TURNO!

1. O IBOPE divulgou ontem à noite 3 pesquisas no triângulo do sudeste. Em SP, a notícia para o Serra não foi a mais agradável. A tendência de estagnação dele e do Haddad, com vantagem para ele, não se confirmou. O empate 18% x 17% torna incerto quem vai acompanhar Russomanno no segundo turno.

2. Em Belo Horizonte, está garantida a vitória de Lacerda -47%- no primeiro turno. Os 17 pontos de vantagem de Lacerda lhe dão uma tranquila margem de segurança, com Patrus numa paralela de 30% e a soma dos demais em 3%, contra 2% na última pesquisa.

3. No Rio, a probabilidade da eleição ir para o segundo turno é a mesma de terminar no primeiro, 50%. É fácil entender. Eduardo -52%- vinha antes da TV num patamar de quase 50% e, com a TV, oscilou na margem de erro para 52%. Ou seja, a margem que tinha pela taxa muito maior de conhecimento pré-eleitoral não se alterou, com o enorme tempo de TV que dispõe.

4. Isso quer dizer que o enorme tempo de TV serviu para dificultar a vida dos que dependiam deste tempo de TV. Freixo -17%-, com um eleitor de maior nível de renda e instrução, prescindia do tempo de TV para chegar aos 15%, como este Ex-Blog vem informando desde o início do ano. O pequeno tempo de TV ainda o impede de ir para o nível que Gabeira atingiu no primeiro turno em 22%.

5. Rodrigo Maia, que se apoiou para crescer nas áreas populares, sentiu mais a falta de tempo de TV e o latifúndio de TV de Eduardo. Na medida em que o eleitor de renda menor é até a última semana o mais afetado pela publicidade, a publicidade embora não tenha afetado a intenção de voto pré-eleitoral de Eduardo, tamponou -por enquanto- o crescimento de Rodrigo.

6. Entre esta pesquisa do IBOPE e a anterior, os demais candidatos de oposição somados cresceram 5 pontos. Se o IBOPE divulgasse avaliação de governo, se poderia projetar com mais precisão as probabilidades de segundo turno ou não.

7. Hoje, a diferença para se ter segundo turno são 13 pontos (26 dividido por 2). Essa diferença, faltando 15 dias, mostra a probabilidade do segundo turno. Se a TV só teve o efeito tampão a vantagem de quem lidera é frouxa. Estima-se essa gordura, pronta para ser derretida, em 15 pontos.

8. Para isso, o menor tempo de TV dos demais precisa ter um efeito cumulativo e a comunicação “aberta” de Rodrigo, para o último mês, precisa furar aquele “bloqueio” do tempo de TV. Isso já se pode ver em vários distritos (parte de bairros), mas ainda não em regiões. Com isso, a probabilidade da eleição ter ou não um segundo turno, depende da destamponagem que a sinergia -ação na base/TV- produzir.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro pode ter 2º turno em 2012
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui