Rio pode ter mais casos de sarampo em 2019 do que em 2018

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

De acordo com o Alexandre Chieppe, porta-voz da Secretaria de Estado de Saúde, o estado do Rio de Janeiro pode registrar mais casos de sarampo este ano do que no ano passado.

“É possível que o número de casos registrados neste ano supere o de 2018. Isso se deve ao surto que está acontecendo no estado de São Paulo, que é nosso vizinho, e ao fato de ainda estarmos no inverno, que é o período de maior contágio da doença”, disse Chieppe.

Em 2018, o Rio registrou 20 casos confirmados de sarampo em seus 92 municípios. Este ano, 13 pessoas ficaram doentes até o momento: 10 em Paraty, duas em Nilópolis e uma na cidade do Rio. Além das ocorrências confirmadas, há outras cinco sob suspeita na Baixada Fluminense.

Desde o último dia 1º, o Rio se encontra em estado de alerta contra o sarampo. Mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas vermelhas são alguns dos sintomas da doença, que pode ser contraída por contato com pessoa infectada.

Advertisement

A recomendação da Secretaria de Estado de Saúde é que crianças a partir de 1 ano e adultos até 49 anos que não se vacinaram procurem os postos municipais. Quem estiver em dúvida se já recebeu ou não a dose pode tomá-la de novo sem maiores problemas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio pode ter mais casos de sarampo em 2019 do que em 2018
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui