Rio de Janeiro pode voltar a ter falta de água

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Paraíba do Sul - Agência Brasil Tomaz Silva

Como se não bastasse a violência que voltou com tudo no Rio de Janeiro, como bem disse Bruno Kazuhiro criando um toque de recolher na cidade, agora é a falta água que pode voltar a aterrorizar os cariocas.

De acordo com o  secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, André Correa,  é grave a situação de abastecimento de água no estado. Correa alertou que o Rio de Janeiro terá que atravessar o período de seca com os reservatórios na metade do nível registrado no mesmo período do ano passado.

Em 8 de junho do ano passado, os quatro reservatórios do Rio Paraíba do Sul – Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil – somavam 32,5% da capacidade. No relatório divulgado nesta terça-feira, na sala de situação da Agência Nacional de Águas, o nível dos reservatórios está em 16,07%.

Advertisement

O secretário afirmou que a curto prazo além da economia de água na vazão bombeada para o Rio Guandu, a única ação que pode ser tomada até o próximo verão é a construção de uma soleira no Canal de São Francisco, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, para impedir a entrada de água salgada no canal.

André Correa disse que está em estudo uma forma de bombear água do Reservatório de Paraibuna, como um “plano B” para garantir o abastecimento na região metropolitana do Rio. A saída, considerada complexa pelo secretário, ainda está em discussão porque o reservatório é administrado pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Fonte: EBC

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro pode voltar a ter falta de água
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui