A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram uma série de ações promocionais em Nova York e Miami com o objetivo de atrair mais turistas norte-americanos para o estado. As ações, intituladas “Rio In NY” e “Rio In Miami”, aconteceram nos dias 5 e 9 de dezembro, respectivamente, e contaram com a participação de agentes e operadores de turismo dos Estados Unidos.
“Esta é mais uma etapa do nosso trabalho de promoção do Rio de Janeiro, que tem sido totalmente apoiado pelo Governador Cláudio Castro. Aqui, apresentamos o potencial das 12 regiões turísticas do estado e reforçamos a nossa capacidade de receber grandes eventos dos mais variados segmentos”, afirmou o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca.
Durante o evento em Nova York, Tutuca e o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, apresentaram os atrativos turísticos do Rio de Janeiro e destacaram a importância do mercado norte-americano, que atualmente ocupa a terceira posição no ranking de emissores de turistas internacionais para o estado.
A isenção de visto para turistas norte-americanos e a recente aprovação do projeto de lei que institui o Tax Free no estado foram alguns dos destaques da apresentação. O programa de reembolso de impostos (ICMS) para compras de turistas estrangeiros deve entrar em vigor em julho de 2025 e, segundo estimativas do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (IFEC RJ), poderá gerar um impacto de mais de R$ 2 bilhões na economia.
“O Tax Free é um novo capítulo para o turismo no Rio de Janeiro, uma conquista histórica para o estado. Estamos batendo recordes na chegada de turistas internacionais. Até outubro, já recebemos mais de 1,2 milhão de visitantes estrangeiros”, destacou Tutuca.
As ações promocionais “Rio In NY” e “Rio In Miami” contaram com o apoio da American Airlines e do Consulado Brasileiro. A expectativa é que as iniciativas contribuam para consolidar o Rio de Janeiro como um dos principais destinos turísticos para o mercado norte-americano.