Rio de Janeiro recebe encontro de podcasters

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

O Rio de Janeiro recebe no próximo dia 16 de novembro, a primeira edição do Encontro Carioca de podcasters– Essa Parada. Realizado por grupo de podcasters carioca, o evento incluirá em sua programação, acadêmicos, especialistas, produtores de conteúdo e jornalistas em três mesas de debate, tratando de assuntos que têm impactado o dia a dia de profissionais e amadores do segmento.

Na primeira mesa, a discussão será “A Descoberta do Podcast pelo Grande Público – Popularização do podcast e influência da mídia de massa“, com a participação da humorista Tata Lopes, do podcast do Zorra Total; do diretor de mídia e humor da Globo, Celso Taddei; da jornalista Liana Salles e de Vinícius Antunes, o Caco, do podcast Minuto de Silêncio. A mediação será do podcaster Marlos Sanuto, do podcast Player Select.

Já o segundo debate será sobre “Direitos Autorais – Creative Commons, agregadores de conteúdo e divulgação de mídia“, com a presença de Rodrigo Alves, do podcast Vida de Jornalista; a mestre em Direito do Entretenimento e doutora em Direito Público, Deborah Sztajnberg; a coordenadora de Rádio, TV e serviços digitais do Ecad, Íris Rocha; e a advogada especialista em Direitos Autorais, Guta Braga. A mesa será organizada pela musicista e podcaster do podcast Bora Marcar, Julie Sousa.

A terceira mesa encerra o evento tentando responder à seguinte pergunta: “Conteúdo Exclusivo é a Youtubertização do Podcast? Risco da produção de conteúdo exclusivo para uma plataforma“. Mediado por Leonardo Santos, o Mogli ,do podcast Galera do RAU, o debate contará com a participação de Thiago Queiroz, do podcast Tricô de Pais; do podcast Lado B do Rio, Alcysio Canette; a podcaster do Lado Black, Luiza Braga; e a idealizadora da campanha O Podcast é Delas e membro do portal Leitor Cabuloso e podcast Perdidos na Estante, Domenica Mendes.

Advertisement

De acordo com Leonardo Santos, o Mogli, do podcast Galera do RAU, o evento foi motivado pelo fato de ainda não ter acontecido no Rio um encontro que reunisse os produtores cariocas da mídia, que são muitos.

Fomos encorajados por outras iniciativas regionais, como o POCA – Encontro Capixaba e o uaiPod – Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters. Pensamos que já estava passando da hora do Rio ter um encontro seu“, afirmou.

Mídia Podcast – A palavra podcast surgiu de uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). Bastante popular nos Estados Unidos, o podcast chegou ao Brasil em 21 de outubro de 2004, com a estreia do primeiro podcast brasileiro, o “Digital Minds,” de Danilo Medeiros, que falava sobre tecnologia em geral.

SERVIÇO:

16/11 (sábado)
12h
Teatro do Memorial Municipal Getúlio Vargas – Praça Luís de Camões, s/n, Glória
Entrada gratuita
Ingressos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro recebe encontro de podcasters
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio de Janeiro recebe encontro de podcasters
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui