
O Rio de Janeiro recebeu, na última sexta-feira (17/05), o tradicional ‘voo pride’ da Air France, em celebração ao Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia. Foi a primeira vez que a cidade foi escolhida como destino da operação especial da companhia aérea francesa, composta por tripulantes voluntários que integram ou apoiam a comunidade LGBTQIA+.
O voo partiu de Paris com destino ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão) e contou com uma recepção simbólica: bandeiras do arco-íris foram hasteadas na cabine do avião, como gesto de apoio à causa. “Este voo representa nosso compromisso contínuo com o respeito, a inclusão e o apoio à comunidade LGBTQIA+. Nosso objetivo é garantir que todos os colaboradores e clientes se sintam acolhidos e representados em nossa companhia”, declarou Manuel Flahault, diretor-geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul.
Antes do embarque, em Paris, executivos como Laurent Lafontan, vice-presidente executivo de operações, e Delphine Pilorgez, diretora geral de atendimento a bordo, acompanharam de perto a partida. No Rio, a tripulação foi recebida por representantes do Consulado Francês.
A programação especial incluiu também um encontro no Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, com a presença de representantes da Air France, da rede Accor, do Aeroporto RIOgaleão e do próprio consulado, que compartilharam boas práticas e iniciativas voltadas à inclusão.
“Reunir representantes de empresas comprometidas com essa causa é essencial para ampliar o diálogo, compartilhar experiências e impulsionar a transformação na sociedade”, explicou Netto Moreira, gerente-geral do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.
A Air France mantém um compromisso contínuo com políticas de diversidade e inclusão. Desde 2019, a companhia é signatária da Carta de Compromisso LGBT+ da associação francesa L’Autre Cercle, e apoia, desde 2001, a Personn’Ailes — associação de colaboradores LGBTQIA+ e aliados do grupo Air France-KLM, que atua com ações de sensibilização para colaboradores e clientes.