Rio de Janeiro recebe quarta edição do ‘Festival ilumina Zona Oeste’

Devido à pandemia causada pelo Coronavírus, o evento terá transmissão on-line

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp


O Instituto Rio em parceria Instituto Phi, realizará entre os dias 06 a 08 de novembro o “Festival Ilumina Zona Oeste”, desta vez em formato totalmente virtual, em razão da pandemia da Covid-19. Com objetivo de fortalecer a rede criativa e dar visibilidade às iniciativas socioculturais da Zona Oeste do Rio, o evento conta com a realização de oficinas, debates e apresentações artísticas para os participantes.

Realizado pelo Instituto Rio desde 2017, a ideia é ampliar o acesso ao evento – que já faz parte do calendário – às pessoas que nunca tiveram oportunidade de comparecer pessoalmente ao festival. Artistas e parceiros independentes apoiam o projeto, que terá cerca de 20 apresentações artísticas envolvendo música, dança, artes visuais, teatro e literatura, além de oficinas e bate-papos para incentivar a criatividade, as trocas de experiências e a reflexão entre os participantes.

Luiza Serpa, criadora do Instituto Phi, realizador do evento, destaca a importância da cultural do projeto: “Conhecer todos esses projetos da Zona Oeste do Rio de Janeiro nos fez ter a certeza de que essas riquezas precisavam ser compartilhadas e reconhecidas por todo mundo, e assim nasceu o Festival, que a cada ano ganha novos parceiros e formatos e esse ano poderá chegar a mais e mais pessoas.”

Advertisement

Serão 3 dias de programação intensa de atividades com temas que envolvem o território e os habitantes da Zona Oeste, região mais populosa do Rio como: ativos naturais da região: da Floresta do Camboatá ao Parque da Pedra Branca, do Parque do Mendanha à Baía de Sepetiba), economia criativa, comunicação popular, protagonismo negro, escrita criativa, entre outros.

“O Festival esse ano priorizou artistas e projetos “iluminados” e que, em alguma medida, ‘iluminam’ o seu entorno, ou seja, impactam positivamente em seus territórios de origem, utilizando a cultura como ferramenta para colaborar com um Rio socialmente justo e sustentável. O Ilumina é uma oportunidade de integrar a cena sociocultural da maior região da cidade. Um monte de artistas que não se conheciam passam a atuar em rede a partir deste encontro. A Zona Oeste é o pulmão da cultura carioca. O Festival é um canhão de luz e vida, um respiro meio ao caos da pandemia”, comenta Pablo Rarmoz, curador do festival.

A transmissão do ‘Festival ilumina Zona Oeste’ será realizada pelas redes socias do evento (Facebook, Instagram e Youtube) e sua programação completa já está disponível no site do festival – que também possui informações sobre a Zona Oeste e seus principais atores no campo sociocultural.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro recebe quarta edição do ‘Festival ilumina Zona Oeste’
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui