Rio de Janeiro sediará encontro de ministros de Finanças do Brics em julho

O Rio de Janeiro será a sede do encontro de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do Brics no dia 5 de julho, um dia antes da Cúpula de Líderes do grupo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Rio de Janeiro sediará, no dia 5 de julho, o encontro de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do Brics, bloco composto por 11 países liderados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento antecede a Cúpula de Líderes do Brics, que ocorrerá no dia seguinte.

A realização do encontro foi confirmada na última sexta-feira (21) pela embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda. A Trilha de Finanças do Brics será co-presidida pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central do Brasil, consolidando a posição do país na coordenação dos temas financeiros do grupo.

Os países que atualmente compõem o Brics são Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Irã e Indonésia.

Reunião de sherpas em Brasília

Enquanto o encontro ministerial está marcado para julho, Brasília recebe, nesta terça e quarta-feira (25 e 26 de fevereiro), a primeira reunião de sherpas sob a presidência brasileira. Os sherpas são enviados especiais dos chefes de Estado e governo dos países-membros e têm a responsabilidade de preparar a agenda da Cúpula de Líderes.

A reunião será presidida pelo embaixador Maurício Carvalho Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty e sherpa do Brasil no Brics. O encontro, realizado no Palácio do Itamaraty, contará com a participação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e poderá incluir um discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo dia do evento.

Prioridades do Brasil na presidência do Brics

Durante a presidência do grupo, o Brasil definiu como focos principais:

  • Uso de moedas locais em operações financeiras;
  • Cooperação em saúde;
  • Financiamento de ações climáticas;
  • Promoção do comércio, investimentos e finanças no bloco;
  • Governança da inteligência artificial;
  • Desenvolvimento institucional do Brics.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro sediará encontro de ministros de Finanças do Brics em julho

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui