O Super Mundial de Clubes FIFA de 2025 terá representantes de diversas cidades, mas antes da bola rolar, o Rio de Janeiro já venceu. Com Botafogo, Flamengo e Fluminense, os clubes cariocas serão maioria na competição que tem previsão de acontecer de quatro em quatro anos. Esta primeira edição começa no dia 14 de junho do ano que vem, terminando no dia 13 do mês seguinte, e será realizada nos Estados Unidos.
O outro representante brasileiro será o Palmeiras. River Plate e Boca Juniors fecham o grupo de times da América do Sul e colocam Buenos Aires como a segunda cidade com mais equipes no Mundial, junto com Madrid, que terá Atlético e Real.
Ao todo, serão 32 times. Palmeiras (Brasil), Porto (Portugal), Al-Ahly (Egito), Inter Miami (Estados Unidos), PSG (França), Atlético de Madri (Espanha), Botafogo (Brasil), Seattle Sounders (Estados Unidos), Bayern de Munique (Alemanha), Auckland City (Nova Zelândia), Boca Juniors (Argentina), Benfica (Portugal), Flamengo (Brasil), Espérance (Tunísia), Chelsea (Inglaterra), León (México), River Plate (Argentina), Urawa Red Diamonds (Japão), Monterrey (México), Inter de Milão (Itália), Fluminense (Brasil), Borussia Dortmund (Alemanha), Ulsan (Coreia do Sul), Mamelodi Sundowns (África do Sul), Manchester City (Inglaterra), Wydad Casablanca (Marrocos), Al Ain (Emirados Árabes), Juventus (Itália), Real Madrid (Espanha), Al-Hilal (Arabia Saudita), Pachuca (México), RB Salzburg (Áustria)
Os clubes cariocas se garantiram na competição mundial após as conquistas recentes das três últimas Taças Libertadores da América e já sabem quem vão enfrentar. Confira os grupos abaixo.
Contexto histórico da competição
A Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que apresentou 20 edições até 2023, surgiu em “substituição” à antiga Copa Intercontinental, sendo disputada pela primeira vez em 2000 e regularmente desde 2005. O tira-teima entre os campeões da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa Libertadores da América, por sua vez, contou com 43 edições, entre 1960 e 2004.A Copa Intercontinental da FIFA, o novo formato do mundial anual lançado em 2024, é a “continuação” do torneio anual de clubes criado em 2000 com nova nomenclatura.
Em março de 2019, a FIFA anunciou através do seu presidente Gianni Infantino, a criação de um novo mundial de clubes, em novo formato, a ser disputado a cada quatro anos, com a presença de 24 equipes: oito da Europa, seis da América do Sul e as demais divididas entre os demais continentes. A FIFA permitirá a cada Confederação continental definir os critérios de classificação ao novo evento.
A primeira edição seria organizada entre 17 de junho a 4 de julho de 2021, ocupando o lugar da Copa das Confederações que, por conta da baixa atratividade de público e de mídia, foi extinta do calendário internacional.No entanto, por conta da pandemia de COVID-19, em 2020, a FIFA decidiu adiar o torneio para uma data a ser definida.
Inicialmente, o torneio teria 24 clubes participantes, mas a proposta teve que ser descartada por conta de indefinições quanto ao futuro da competição. Em 16 de dezembro de 2022, foi anunciado que o torneio seria expandido para 32 clubes, além de confirmar a sua realização para 2025. Em 23 de junho de 2023, foi anunciado que o torneio aconteceria nos Estados Unidos, antecedendo a Copa do Mundo FIFA de 2026, sendo a “edição inaugural da nova grande competição de clubes“, segundo a FIFA.