Rio por Felipe NevesA consultoria Mercer disponibilizou sua pesquisa sobre o custo de vida feita em 214 cidades do mundo. e o Rio de Janeiro aparece ocupando a 12º, atrás de São Paulo que ocupa o 10º lugar, mas bem a frente de Brasília que ocupa 33a posição. E não é um ranking nada bom, afinal só mostra que comparado a outros países gastamos muito mais pelas mesmas coisas.

A razão de Rio e Sampa aparecerem na frente de Londres (18) e Paris (27) e terem disparado de 2010 para 2011, Rio estava em 29 e São Paulo em 21, é o fato de o Real estar valorizado frente ao dólar, o que faz com que o custo de vida que é cotado na moeda americana, aumente. Sem contar os impostos e a valorização dos imóveis.

Mas o carioca já sente faz tempo no bolso o preço da cidade. Aluguéis cada vez mais caro, o lazer é cada vez mais caro (culpo a meia entrada), impostos exorbitantes e comer em um bom restaurante é quase proibitivo. E olha que pensar que sempre se diz, “Não dá para ir à Paris porque é muito cara”, e não é que é mais caro viver em nossa cidade??

A pesquisa é feita usando mais de 200 itens em cada lugar, incluindo residência, transporte, alimentação, vestuário, bens domésticos e lazer. É usado por multinacionais e governos para determinar quanto dará de bônus para seus empregados em outros países. Nova Iorque é usado como base e a conta é sempre convertendo a moeda local para o dólar americano. Também entra entre os fatores que aumentam o custo de vida instabilidade política, segurança e inflação.

Veja o Top 12:

1 – LUANDA/ANGOLA

2- TOKYO/JAPÃO

3-N’DJAMENA/CHADe

4-MOSCOW/RÚSSIA

5-GENEBRA/SUÍÇA

6-OSAKA/JAPÃO

7-ZURIQUE/SUÍÇA

8-SINGAPURA/SINGAPURA

9-HONG KONG/HONG KONG

10-SÂO PAULO/BRASIL

11-NAGOYA/JAPÃO

12-LIBREVILLE/GABÃO

12-RIO DE JANEIRO/BRASIL

 

A pesquisa completa pode ser vista aqui.

 

Foto: Rio por Felipe Neves

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui