Rio de Janeiro tem 6 barragens apresentando grandes riscos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, trouxe de volta o debate em relação à segurança das represas brasileiras. No Rio de Janeiro são 29 barramentos. Deste total, 6 apresentam um alto Dano Potencial Associado (DPA).

“Alto Potencial de Dano significa, em português claro, que são barragens que se tiverem qualquer tipo de problema fora da normalidade destroem cidades próximas ou causam grandes danos à localidade onde se encontram. Caso aconteça algo grave na Lago Javary, por exemplo, o município de Miguel Pereira seria engolido pelas águas”, conta Sergio Ricardo, fundador do Movimento Baía Viva.

As barragens que mostram alto Dano Potencial Associado são Juturnaíba, Saracuruna, Rio Imbuí-UT Triunfo, Lago Javary e Gericinó, segundo dados da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão encarregado de fiscalizar a segurança dessas estruturas no Estado do Rio.

“Juturnaíba é como uma bomba-relógio para o Rio de Janeiro. Existem vários dejetos químicos no local”, destaca Sergio Ricardo.

Advertisement
juturnaiba Rio de Janeiro tem 6 barragens apresentando grandes riscos
comportas de Juturnaiba

A Represa de Juturnaíba, antiga Lagoa de Juturnaíba, fica no Rio São João e é responsável pelo abastecimento de água da Região dos Lagos.

De acordo com o levantamento do Inea, em 2018, após a fiscalização, os responsáveis por essas estruturas citadas foram notificados e orientados a adotar medidas corretivas.

Sobre a barragem de Gericinó, que é de responsabilidade do Inea, foi feita uma vistoria recente e alegou-se que não há qualquer risco.



Ainda há barramentos que fazem limite entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em caso de ruptura de uma dessas barragens, toda a região Fluminense sofreria muitos danos, pois o rio mais importante do estado (o Paraíba do Sul), que abastece 80% da população da Região Metropolitana, pode ser fortemente atingido.

PROBLEMA AINDA MAIOR

Como se não bastasse a preocupação com as barragens, o estado do Rio convive com outra questão que, segundo Sergio Ricardo, merece muito mais atenção e solução por parte dos órgãos responsáveis. Em Volta Redonda existe uma montanha de resíduo siderúrgico depositado, diariamente, por cerca de 100 caminhões da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN.

image large Rio de Janeiro tem 6 barragens apresentando grandes riscos
a montanha de resíduo e o Rio Paraíba do Sul

A montanha de resíduo siderúrgico, chamado de escória de aciaria, está a cerca de 50 metros do Paraíba do Sul. De acordo com os dados levantados por Sérgio em anos de pesquisas, caso as substâncias empilhadas tenham contato com as águas do rio, as consequências podem ser catastróficas.

“Um desastre ambiental pode acontecer e atingir dezenas de cidades do Vale do Paraíba, da Baixada Fluminense e a Capital. Uma pilha gigante de diversos tipos de substâncias químicas pode contaminar o Rio Paraíba do Sul”, opina Sérgio Ricardo, que frisa que todas as informações são de conhecimento do poder público.

A CSN já emitiu nota afirmando que o material armazenado “não é perigoso, conforme classificação da ABNT, não representando qualquer risco ao meio ambiente ou a saúde”.

“O processo é realizado de acordo com todas as normas ambientais pertinentes e conforme licença ambiental válida, o qual consiste em reciclagem do material em que a parte metálica é separada e volta a ser usada no processo siderúrgico. O restante do material, estéril e incapaz de contaminar o meio ambiente, ao invés de ser descartado é processado e resulta em agregado siderúrgico, produto mundialmente utilizado na fabricação de cimento, em pavimentação, em lastro de ferrovias e como base para asfaltamento de vias de tráfego, dentre outras formas de utilização. A CSN reitera, ainda, que doará parte desse material para recuperação de estradas vicinais do Estado do Rio de Janeiro”, diz a nota.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro tem 6 barragens apresentando grandes riscos
Advertisement

49 COMENTÁRIOS

  1. Uma questão sobre rio Paraiba do sul é que o monte de escoria cheua de matais pesados nao estao com vinte metros de altura nem tao longe a esses 50 metros. Um ida rapida a volta Redonda pode observar que a montanha de lixo esta a menos de 20 metros do rio e com uma altura de quase 70 metros..

    • Gente, será que alguém já pesquisou quem é o atual dono da Vale? É aquele bilionário esquisito: George Soros. Essa gentinha globalista quer reduzir a população mundial a todo custo. Esse é o único motivo pelo qual ele comprou a Vale e a deixou as moscas. A tragedia era não só esperada, como também desejada.
      Pobre do ministério público que se acha o tal. contra esses globalistas ele não teve vez. O MP preferiu processar as pessoas ( vítimas) que buscavam seus direitos à enfrentar George Soros. E vcs culpam o governo que acabou de entrar? O que pode fazer um governo sucateado após 16 anos de PT? A verdade é que esperamos muito dos governos. Porque não levantam a bunda da cadeira e façam alguma coisa!

  2. É normal que estejamos revoltados entretanto culpar o governo atual que mal completou um mês de mandato chega a ser cruel e insano.
    Obviamente ele tem que atuar, trabalhar na busca de fiscalização e leis para punição e controle dessa bagunça toda que se tornou nosso país…
    Nosso papel neste momento é cobrar e não criticar quem nem mesmo teve tempo de avaliar essa zona toda que fizeram com nosso país, durante décadas.
    Torço por um país digno e melhor!

  3. Com tantas estradas no país precisando de asfalto a CSN fica estocando isso igual a gente guardando tralha que nunca vai usar! Não quer doar, negocia! Mas tira essa entulhada que só tá poluindo mais ainda o ar da cidade entre outros riscos que eu, sinceramente, não acredito que não haja.

  4. governo atual entrou esse mês, isso é dos governos anteriores , vc quer jogar tudo no colo do governo atual? A MÃE TERRA ESTÁ VOMITANDO TUDO QUE ESTÃO JOGANDO NELA. Todos nós temos nossa parcela de culpa, os rios estão transbordando de lixos e os seres vivos dendro dele , que será que sente AMORTE.

  5. E AGORA SR. PREIDENTE BONSSONARO CADE SUA AÇAÕ TAO ESPERADA POR SEUS ELEITORES QUANTO A MINERADORA VALE PELA SUA SEGUNDA CATASTROFE EM TAO POUCO TEMPO QUE CHEIFOU INUMERAS VIDAS DE INOCENTES DEIXANDO SUAS FAMILIAS DESAMPARADAS PELA INCOPETENCIA NA APROVAÇÃO DA CONSTRUCAO DO REFEITORIO E DA AREA ADMINISTARTIVA LOGO ABAIXO DA BARRAEGEM . TODOS NOS SOLICITAMOS SUA ATUAÇÃO QUANTOS AOS ENVOLVIDOS NO LICENCIAMENTO APROVADOS PARA O USOS DA BARRAGEM SEJA AUTORIDADES OU NAO TENHAM SUA PRISAO PERPETUA DECRETADA O MIAS RAPIDO POSSIVEL SEM DIREITO A DEFESAS.

  6. E AGORA SR. PREIDENTE BONSSONARO CADE SUA AÇAÕ TAO ESPERADA POR SEUS ELEITORES QUANTO A MINERADORA VALE PELA SUA SEGUNDA CATASTROFE EM TAO POUCO TEMPO QUE CHEIFOU INUMERAS VIDAS DE INOCENTES DEIXANDO SUAS FAMILIAS DESAMPARADAS PELA INCOPETENCIA NA APROVAÇÃO DA CONSTRUCAO DO REFEITORIO E DA AREA ADMINISTARTIVA LOGO ABAIXO DA BARRAEGEM . TODOS NOS SOLICITAMOS SUA ATUAÇÃO QUANTOS AOS ENVOLVIDOS NO LICENCIAMENTO APROVADOS PARA O USOS DA BARRAGEM SEJA AUTORIDADES OU NAO TENHAM SUA PRISAO PERPETUA DECRETADA O MIAS RAPIDO POSSIVEL SEM DIREITO A defesas

    • oq seu governo fez com desastre de mariana, pelo menos ele foi la deu apoio soldados israelenses no local, 2 engenheiros q era responsavel pelo estado da barreira estao presso, bilhoes da impressao estao preço pra futuras edenizaçoes

    • Porque será que os petralhas não cobraram do governo qd estourou a barragem de Mariana? O que está acontecendo hj, é somente o resultado de um povo corrupto do governo anterior que só queria saber de encher seu bolso, passando por cima de tudo e de todos. Não me venha cobrar agora deva forma tão arrogante de nosso Presidente que tem feito o que pode e até o que não pode para ajudar aquele povo tão sofrido de Brumadinho.

    • Alberto Martins, que bom você conseguir escrever algo mesmo que tudo errado. Errado.mas deu. Primeiro q o atual.presidente nada tem com isso. E agradeça a Deus e torça pra ele abrir escolas publicasse boas pra o senhor e milhares aprenderem a ler e escrever. Continue na luta mas seja justo.

  7. Vale lembrar q o uso da escória em pavimentação de estradas é um grave erro, pois a chuva lava essa escória e contamina o solo e fontes de água. Logo, acaba contaminando os seres humanos ,animais e plantas.
    É preciso acordar para esse risco e proibir essa prática.
    Nossas autoridades tbm fazem vista grossa e brincam com o descaso. Não é para permitir um produto desse e nessa quantidade pert do rio e no meio de uma comunidade.

  8. Vale lembrar q o uso da escória em pavimentação de estradas é um grave erro, pois a chuva lava essa escória e contamina o solo e fontes de água. Logo, acaba contaminando os seres humanos ,animais e plantas.
    É preciso acordar para esse risco e proibir essa prática.

  9. Espero que esses laudos “ñ apresenta perigo nenhum a população e ao meio ambiente ” ñ seja coisa comprada ou se já subornos ,para tal.Pois nada ,mais nada do que a consciência de quem age dessa maneira “a paz de consciência o dinheiro ñ comprá. Sem dizer dos débitos que levaram, para outra encarnação,por terem prejudicado ou arruinado a vida de tantas pessoas “essa opinião é porque sou espirita “Kardecista “,e sei que a maioria ñ acredita nisso,mas fazer o quê “isso ñ quer dizer que quem é espirita é perfeito “erra também “mas sabe que irá responder por isso ,sem sombra de dúvida e até com mais veemência,porque sabe o que fez do seu livre arbítrio. Aí e quando digo “consciência “ela esta ai para todos tanto faz espirita ou não ,mas quem tem o conhecimento da Doutrina,muitas das vezes pensa duas vezes antes de trocar a vida de pessoas por dinheiro “pois quando morremos materialmente falando (o corpo físico)o espírito continua ” ou seja a vida continua e aí,de cara ao ir para o outro lado já comessara a responder pelo erro cometido,e terá outra e outras encarnações sofríveis até que pela misericórdia de Deus,possa um dia ter sua consciência tranquila de novo.Olha
    que além do mundo espiritual,haja encarnações,para os que tenham,errado a ponto de arruinar,prejudicando famílias e famílias por interesses puramente matérias.

  10. Não acredito que depois de 2 acidentes gravíssimos não será feito uma atividade nessas barragens do Rio de janeiro.pois seria algo catastrófico moro na baixada Fluminense será q vou conviver agora preocupado em estar correndo o risco…..as autoridades competentes peço atenção no assunto.

  11. Cadê os nossos deputados de Brasília que representam o RJ ,que não enchergam isto, será que vão esperar acontecer uma desgraça para tomarem atitude ?
    Ou vão esperar eleição para fazer campanha de mortos.

  12. Não adianta lembrar da desgraça só quando ela acontece vcs governantes líderes precisam ser mas atenciosos e ter muito amor próprio e deixar a ganância de lado.

  13. Esqueceram de falar da represa de Barra do Piraí. Passo por lá, olho pra cima e fico estarrecido, só de imaginar a possiblidade daquela represa romper.

  14. Barragem de rejeito é uma coisa, represa hidrelétrica é outra. São distintas totalmente, desde funcionalidade até forma e materiais usados para construí-las.

  15. O q fazem esses homens q não tomam uma providências. Estam esperam acontecer novos desastres, morrerem mais pessoas e entre outras coisas. Com certezas a família desses não moram aqui no Rio ou nessas proximidades

  16. O q fazem esses homens q não tomam uma providências. Estam esperam acontecer novos pedestres, morrerem mais pessoas e entre outras coisas. Com certezas a família desses não moram aqui no Rio ou nessas proximidades

  17. Até parece que o que esse até parece que o que esses Srs(?)dizem é digno de credito.Brasil ,lindo Brasil,povo também muito bom,salvando as devidas proporções;Mas pais do faz quem quer,principalmente quando envolve a palavra magica,”dinheiro”!

  18. O q podemos dizer de tudo isso ,so tomam providências q acontece,os governantes só olham o próprio umbigo, cadê a população q mora perto dessas barragens.eles q tem q se organizar, para q está essas tragédias não voltem acontecer.

  19. O importante é saber se o que eles, CSN, diz em nota, esta acontecendo de verdade mesmo.
    Infelizmente vivemos num país de fazer de conta, primeiro vem os interesses econômicos, depois os políticos, e só depois, vem os interesses com a humanidade, o social e o ambiente.

  20. Nos impressiona a negligência do poder público. A legislação desatualizada pra crimes ambientais e a sordidez destes empresários psicopatas, travestidos de bons executivos. Komnauseas
    Agora é pra valer o que a Vale ganha mundo afora e alguns benesses sociais não apagará jamais a sua responsabilidade nesse crime hediondo.

  21. Parabéns ao Sérgio Ricardo pelo excelente trabalho.

    É preciso uma moção pública e empenho político para evitar grandes catástrofes anunciadas, entendemos e pedimos brevidade em ação de combate e prevenção no que diz respeito ao salvamento de vidas, e também evitar a contaminação por dejetos os nossos Rios.
    A população Carioca e Fluminense pede socorro e soluções eficazes no combate a degradação e descaso por nosso Estado.

  22. Fala se em 6 barragens no estado do Rio + não mencionaram nenhuma das barragens de térrea de responsabilidade da Light SESA no estado do Rio, como as no município de Piraí q muito põe em risco cidades de populações!
    Porque a omissão???

  23. Muito triste saber que estamos todos de mão atadas dependemos das autoridades para dar reparo e segurança para tudo que tem vida assim quando menos esperamos tudo é falta de leis dura e vergonha na cara fazer valer o nossos volto obrigada pela oportunidade

  24. Não consigo entender o porque? o Governo deixa as Empresa acumular “lixo” as margens de Rios, Lagos e Mar. Na verdade não existe “fiscalização” o que tudo indica de fato é a falta de responsabilidade de ambas as partes.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui