Rio de Janeiro tem 71 municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro

Criado em 2004, o Mapa do Turismo Brasileiro passou a ser interativo e dinâmico, com consulta pela internet, a partir de 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Mapa do Turismo Brasileiro, conjunto de dados a serem trabalhados pelo Ministério do Turismo, conta com a presença de 71 das 92 cidades do Rio de Janeiro. O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca (Progresistas), explicou que a presença dos municípios fluminenses no Mapa demonstra a realização de um trabalho de organização e desenvolvimento por parte dessas cidades a ponto de estarem no roteiro de investimentos do ministério.

 “É fundamental que essas cidades estejam no Mapa do Turismo, pois significa que elas fizeram o dever de casa e hoje estão aptas a receber investimentos para promoção do turismo. Isso é importante não apenas para a atração de mais visitantes, mas também para o desenvolvimento dos municípios”, afirmou Tutuca.

Outras cidades ainda podem ser incluídas na lista, mas precisam cumprir os critérios exigidos pelo Governo Federal. Ao ser inserida no Mapa, a cidade deve fazer uma série de atualizações anuais, com dados e documentos. Entre as condições previstas pela pasta estão melhorias de infraestrutura, sinalização, promoção e atração de visitantes para os pontos turísticos do Estado, além da existência de uma instância de governança regional na área de turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação.

Criado em 2004, o Mapa do Turismo Brasileiro passou a ser interativo e dinâmico, com consulta pela internet, a partir de 2022.

Advertisement

Abaixo as cidades do Rio cadastradas no Mapa do Turismo Brasileiro, por região:

1. Metropolitana – Niterói e Rio de Janeiro.

2. Costa Do Sol – Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras e Saquarema.

3. Costa Verde – Angra dos Reis e Paraty.

4. Serra Verde Imperial – Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.

5. Agulhas Negras – Itatiaia e Resende.

6. Vale Do Café – Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

7. Caminhos da Serra – Bom Jardim, Carmo, Duas Barras, Cordeiro, Macuco e Trajano de Moraes.

8. Caminhos da Mata – Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá.

9. Caminhos Coloniais – Areal Comendador Levy Gasparian, Sapucaia e Três Rios.

10. Baixada Verde – Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Seropédica e São João de Meriti.

11. Costa Doce – Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis e São João da Barra.

12. Águas do Noroeste – Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaperuna, Natividade e Varre-Sai.

As informações são do Diário do Porto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro tem 71 municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui