Rio de Janeiro terá dia contra a gordofobia

A data escolhida foi o 10 de setembro, que já simboliza a luta para acabar com o preconceito, repulsa ou discriminação com pessoas gordas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O projeto de lei Nº 5.146/2010, de autoria do vereador Tarcísio Motta (PSOL), determina que o dia 10 de setembro, anualmente, seja a data de combate à gordofobia no Rio de Janeiro. Considera-se gordofobia o preconceito, a repulsa ou a discriminação praticados contra a pessoa gorda.

A luta contra a gordofobia é importante para a conscientização acerca da diversidade de corpos e sua aceitação, mas vai além disso. Ela se apresenta de diversas formas: a luta contra a gordofobia médica, por exemplo, que impede ou dificulta o acesso pleno à saúde por pessoas gordas, é muito relevante para garantir às pessoas um atendimento digno, humanizado, uso de máquinas e aparelhos adequados e um tratamento eficiente”, detalha a justificativa do projeto.

A rotina de uma pessoa gorda é marcada por um ambiente hostil ao seu corpo: do estigma e julgamentos pessoais, velados ou explícitos, até espaços físicos não adaptados e acesso à saúde negado. Esse tipo de discriminação ainda é reforçado por meio de peças publicitárias, piadas preconceituosas e por padrões de beleza rígidos amplamente disseminados, explica a proposta do vereador Tarcísio Motta.

Dez de setembro já é considerado o dia do gordo em outras partes do país. A data é direcionada para ações de combate à gordofobia, buscando reduzir o preconceito e aumentar a qualidade de vida das pessoas nesta condição.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro terá dia contra a gordofobia
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui