Rio de Janeiro terá ecopontos para receber panelas e outros materiais de cozinha fora de uso

A Tramontina tem como objetivo o retorno do material descartado para a cadeia produtiva, além de compreender o comportamento do consumidor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro contará com ecoponto para descarte de materiais de cozinha sem uso / Reprodução: Internet

O Rio de Janeiro vai receber, a partir de junho, um ecoponto para logística reversa da Tramontina, onde os usuários poderão descartar panelas, frigideiras, formas, fervedores e assadeiras tanto da marca como de outros fabricantes. A ação é resultado da parceria entre a Tramontina e a cleantech Trashin, empresa responsável pela gestão e operação de logística reversa. As informações são do site Ciclovivo.

Com o lançamento do programa piloto, a Tramontina objetiva o retorno do material descartado para a cadeia produtiva, além de compreender o comportamento do consumidor quanto ao desvencilhamento de produtos para identificar as possibilidade de ampliação do projeto. Segundo a Tramontina, não há restrição de materiais. Serão aceitos produtos em ferro, alumínio, aço inox e outros materiais.

Visando estabelecer um canal rápido e prático com os usuários, a Tramontina usará um QR Code, através do qual os consumidores poderão acessar informações sobre o processo de descarte e o funcionamento do projeto.

As coletas dos matérias serão feitas a partir de modais combinados, de acordo com a região. Serão usados bicicletas, veículos elétricos e de combustão. No caso deste último, 100% das emissões de carbono serão compensadas com crédito de carbono.

Advertisement

O diretor responsável pelo Comitê Ambiental da Tramontina, Ademir Beal, afirmou que o programa vai gerar matéria-prima reciclada que servirá para criação de outros produtos fabricados por empresas parceiras homologadas e auditadas.

 “O programa cuidará desde a coleta até a transformação do resíduo, dando ênfase ao que está em desuso e gerando matéria-prima reciclada para a criação de outros produtos. Neste momento, o material recolhido não voltará para a fábrica, mas terá destinação em empresas parceiras homologadas e auditadas, por meio do nosso parceiro neste projeto”, disse o executivo.

Cooperativas de reciclagem trabalharão no projeto fazendo a coleta, a centralização e a triagem para posterior reaproveitamento. Com isso, poderão ter um real aumento de renda, além de terem acesso a um programa de capacitação profissional.

A Tramontina vai instalados 10 coletores no Rio de Janeiro, em São Paulo e, no Rio Grande do Sul.

Pontos de descarte de materiais no Rio de Janeiro:

Casa Shopping 

  • Av. Ayrton Senna, 150 – Barra da Tijuca
  • Telefone: (21) 991231261

Rio Sul Shopping

  • 4º Piso, L4 | Avenida Lauro Sodré, 1 – Botafogo
  • Telefone: (21) 991027358

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro terá ecopontos para receber panelas e outros materiais de cozinha fora de uso
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui