Ponte Rio Niterói por Rodrigo SoldonPesquisa da OMS divulgada hoje no Jornal Nacional traz um dado muito triste para cariocas orgulhosos como nós, o Rio de Janeiro é mais poluído que São Paulo. A Região Metropolitana do Rio tem uma concentração de 64 microgramas de partículas por metro cúbico de ar, contra 38 da de Sampa. E ainda supera cidades como Nova Iorque, Londres e Paris.

 

O Governo do Estado até deu algumas desculpas sobre a forma que a medição é feita no Rio é diferente da de São Paulo. Não acho que venha ao caso, é alarmante que nossa cidade hoje seja mais poluída que Cubatão, por exemplo. Especialmente se levarmos em conta o tanto de Mata Atlântica que temos espalhada por nossa cidade.

Trânsito, Poluição e 2012

Ano que vem tem eleições municipais é necessário que entre na pauta dos candidatos além da questão do trânsito, como falei aqui, uma discussão séria sobre o meio ambiente. Não no simplismo de plantar mais árvores ou multar indústrias. E sim entender que são necessárias alternativas para os carros.

 

A própria Organização Mundial de Saúde aponta a grande quantidade de carros nas zonas urbanas como uma das principais razões para a poluição das regiões metropolitanas. O trânsito está fazendo o carioca não só perder o seu tempo mas também a sua saúde.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui