Rio Design Barra estreia exposição interativa com 42 obras de Miró

A mostra “O Jardim das Maravilhas de Miró’’ foi sucesso em São Paulo e chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (19/01), o Shopping Rio Design Barra recebe a exposição  “O Jardim das Maravilhas de Miró” que propõe ao público um passeio sensorial pelas obras do pintor catalão Joan Miró, um dos grandes nomes das artes no século XX. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, serão  20 litografias e 22 impressões, sendo todas elas pertencentes a uma coleção particular que estará disponível em um ambiente colorido e interativo.

A exposição eleva o imaginário do artista não se limitando apenas aos trabalhos originais, mas também em um circuito onde o público descobre como as esferas, cones, quadrados e linhas do pintor catalão se transformam em animais. Os visitantes embarcam no universo do pintor podendo criar seus próprios pássaros e borboletas ou um auto retrato surrealista com sobreposições, tudo isso entre outras atrações que possibilitam explorar o processo criativo de cada indivíduo.

YDREAMS MIRO 290121 013 Rio Design Barra estreia exposição interativa com 42 obras de Miró

A visita se inicia pela litografias e poemas originais “Maravilhas com variações acrosticas no Jardim de Miró” localizada no Observatório das Obras. No espaço, é possível encontrar a inspiração da exposição, escrita em 1927 onde o poeta espanhol Rafael Alberti homenageia o pintor que ilustrou sua mulher, Pilar.  Em seguida, a Horto das Formas traz um jardim cenográfico onde é possível observar como esferas, cones, quadrados e linhas se transformam em representações de animais e plantas seguindo o processo criativo do artista. Já no ambiente Fonte das Cores, o visitante embarca na imaginação do pintor e poderá sentir a experiência de misturar tons através de uma dinâmica. 

YDREAMS MIRO 290121 019 Rio Design Barra estreia exposição interativa com 42 obras de Miró


O pintor nasceu em 20 de abril de 1893 em Barcelona. Durante sua carreira, sofreu fortes influências do  fauvismo, cubismo e surrealismo, passando por diferentes fases. Ao passar do tempo, originou seu próprio estilo tendo como referências desenhos infantis, o que o aproximou cada vez mais da arte abstrata. Miró comparava a sua profissão de artista com a de um jardineiro: aquele que cuida e experimenta para melhor criar. Atualmente, suas obras são reconhecidas por todo o mundo e se tornou um dos grandes nomes da arte.


SERVIÇO:

Advertisement

Local: Shopping Rio Design – Barra da Tijuca
Data: 19 de janeiro a 20 de março
Classificação: livre
Ingressos:  Através do site

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio Design Barra estreia exposição interativa com 42 obras de Miró
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio Design Barra estreia exposição interativa com 42 obras de Miró
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui