Rio deve ter lei proibindo corrida de cães no Estado

Projeto determina multa e até cinco anos de prisão para quem promover ou participar de exploração de cachorros em competições

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agora, poderão frequentar parques do Rio - Reprodução/TV Globo

Após denúncia feita pelo Fantástico, na TV Globo, neste domingo (17/01), a deputada Alana Passos (PSL) preparou um projeto de lei para impedir a realização de corridas competitivas de cães em todo o Estado. A proposta, que entrará em tramitação na Assembleia Legislativa (Alerj), prevê multa e prisão de até cinco anos para quem promover ou participar das atividades.

A matéria, veiculada pelo Fantástico, mostrou cães da raça Galgo sendo explorados em corridas no sul do Brasil. Diante da denúncia, o governador Cláudio Castro (PSC) publicou, em seu Twitter, que editará um decreto para proibir a atividade no Estado, como já acontece em países, como os Estados Unidos, Itália, França, Argentina e Uruguai.

Como decretos podem ser revogados, conversei com o governador sobre termos uma lei. Já preparei o texto e, assim que a Alerj voltar, daremos início à tramitação. Não podemos permitir que cães sejam usados em atividades exploratórias, e isso inclui a reprodução excessiva de determinadas raças. Os animais são submetidos a práticas cruéis“, afirma Alana Passos.

Advertisement

Na justificativa do projeto de lei, a parlamentar cita alguns dos maus-tratos que geralmente ocorrem diante da reprodução para fins comerciais ou corridas, como aplicação de drogas para aumentar o desempenho, cativeiro contínuo em espaços sujos e apertados e abandono dos animais considerados fracos ou feridos.

É revoltante saber de tanta crueldade. Os animais merecem respeito. Fico feliz de o governador ser sensível à causa e, depois da aprovação da Alerj, tenho certeza que vai sancionar a lei e fiscalizar o cumprimento dela para evitar que tais maus-tratos aconteçam no nosso Estado“, finaliza a deputada.

O projeto ainda passará pelas comissões da Casa antes de ir ao plenário, onde pode receber emendas e ser alterado. Depois de aprovado, depende da sanção do governador para virar lei.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio deve ter lei proibindo corrida de cães no Estado
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. O critério para as corridas de cães deve ser o mesmo para corridas de cavalos. Com o tratamento e cuidados adequados, podemos ter um grande espetáculo como vemos nos hipódromos em todo mundo. O que falta é eliminar os criadores ruins e incentivar os bons. Da mesma forma que se faz como os haras.

    Querem saber como se faz a coisa séria? Visitem http://www.gbgb.org.uk e http://www.ngagreyhounds.com/Home

    Não apenas isso, mas nos EUA surgiu um movimento de adoção de galgos liderado por proprietários de canis para ajudar cães de corrida aposentados a encontrar casas como animais de estimação, com uma taxa de adoção estimada de mais de 95%.

    Proibir e acabar com tudo é muito mais fácil do que buscar fazer de maneira correta.

  2. Peço qseja punido e banido este crime de maus tratos contra animais ñ só no estado do RJ como em todo Brasil. A lei ambiental diz q é crime e quem o faz tem de sofrer punição severa. Salve os dessa violência. Ñ espere a lei passar. Ela já existe. Esperar eles seguem sofrendo extermine já esta violência contra os indefesos. Obg.

  3. Parabéns pela iniciativa, corridas de cães são cruéis, coisa de gente mau-caráter e sem piedade, deve ser abolida sim, junto com abandono de cães/gatos e venda de cães/gatos de raça ; na Holanda reduziram o abandono e maus-tratos proibindo a venda de cães de raça, aumentando penas para abandono e estimulando a adoção.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui