Rio é a 452ª cidade mais cara do mundo para se viver

Ranking mostra o índice de custo de vida nas cidades do mundo em 2022. O Rio caiu para a 452a. posição. Especialistas creditam isto mais à alta do dólar do que ao barateamento da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea do Cristo Redentor e de parte do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/Internet

De acordo com o ranking divulgado pelo site “Numbeo“, que mostra e analisa o índice de custo de vida nas cidades do mundo em 2022, o Rio de Janeiro caiu de posição, tornando-se a 452ª cidade mais cara do mundo para se viver. Ou seja, morar em nada menos que 451 cidades acaba por sair mais barato do que na cidade maravilhosa.

No relatório ‘Custo de Vida no Mundo‘ 2019, elaborado pela Economist Intelligence Unit (EIU), instituição independente de pesquisa da revista britânica “The Economist”, a nossa cidade ocupava a 108ª posição, entre 132 cidades pesquisadas. O estudo foi feito antes da pandemia.

Em 2014, o Rio esteve muito – mas muito mesmo – mais alto num ranking parecido: ficou na 11ª posição, entre Xangai (China) e Mumbai (Índia) segundo um relatório da consultoria imobiliária Savills. Teríamos caído nada menos que 441 posições, se levarmos em conta apenas o custo dos imóveis.

Segundo o ranking atual, em 2022 as cidades mais caras são, respectivamente, Hamilton, nas Bermudas; Zurique, Basileia, Zug e Lugano, todas elas na Suíça. São Paulo está na 441a. posição, à frente do Rio, e, portanto, com custo de vida mais alto.

Advertisement

Possivelmente uma das razões do “barateamento” do custo de vida carioca em comparação com as outras cidades teria sido a queda do valor da nossa moeda, o real. Por isso nós não sentimos a queda do custo de viver no Rio, mas os estrangeiros acabam tendo a impressão que a cidade esteja em liquidação.

Conheça o ranking aqui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio é a 452ª cidade mais cara do mundo para se viver
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Não tem nada a ver com o barateamento das coisas do Rio, muito pelo contrário, o Rio continua sendo um dos lugares mais caros de viver no Brasil, e pasmem, do mundo! Tudo isso deve-se ao aumento do dólar diante nossa moeda. Viver no Rio é pagar caro por coisas meia-boca.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui