s prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Rodrigo Neves (Niterói) entregaram nesta quinta-feira (16/01) o dossiê da candidatura conjunta das duas cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. A cerimônia aconteceu no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca.
O documento foi entregue ao presidente do COB, Marco La Porta, e marca mais uma etapa na disputa para sediar o evento. “Essa candidatura tem um simbolismo. Neste ano, a fusão da Guanabara com o antigo Estado do Rio completa 50 anos. E esses grandes eventos são transformadores, são uma oportunidade de transformação da vida das cidades”, afirmou Eduardo Paes.
Paes destacou ainda que a realização dos Jogos em 2031 aproveitaria a infraestrutura esportiva já existente na cidade, herdada dos Jogos Olímpicos de 2016. “Esses eventos acabam atraindo mudanças que são demandadas há muito tempo nas cidades. E, dessa vez, os equipamentos esportivos já estão disponíveis, devemos usar muita estrutura temporária se for necessário para determinado esporte. Isso vai permitir que o foco esteja no esporte e ele seja o grande protagonista dessa edição dos Jogos”, completou.
Rodrigo Neves ressaltou os benefícios da candidatura conjunta para toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro é um exemplo de sucesso na realização de eventos internacionais. Se o Pan fosse amanhã praticamente já teríamos toda a infraestrutura pronta. Evidentemente haverá legados para as duas cidades e essa ideia de fazer os Jogos no Rio e em Niterói está sintonizada com o movimento internacional em ter projetos esportivos mais sustentáveis, de compartilhar custos. É uma inovação da proposta do Brasil, caso o COB acolha, e uma oportunidade extraordinária para a Região Metropolitana do Rio”, disse.
A decisão final sobre qual cidade brasileira concorrerá à sede do Pan 2031 será tomada pelo colégio eleitoral do COB no dia 29 de janeiro. Atualmente, Assunção, no Paraguai, é a única cidade que já oficializou sua candidatura.
“É um prazer para o COB receber essa candidatura. Tenho certeza de que foi um trabalho árduo das duas cidades para preparem essa candidatura. No dia 29 a assembleia do COB, que é soberana, decidirá qual será a candidatura para o Pan de 2031. Para nós, do movimento olímpico, é sempre importante a realização de grandes eventos no nosso país porque atraem mais praticantes de esporte. Quanto mais gente pratica, maior a chance de aparecerem atletas. O Rio tem uma experiência muito grande com eventos. Foi uma ideia brilhante essa candidatura e torcemos para que a assembleia faça a escolha adequada”, declarou Marco La Porta, presidente do COB.