Após ter concedido ônibus gratuitos à população no 1º turno das eleições, ocorrido no dia 02/10, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou, na última quarta-feira (19/10), que manterá a decisão para o 2º turno, no próximo dia 30/10.
”Só para confirmar que, na forma do decreto publicado por mim antes do primeiro turno, o transporte na cidade do Rio por ônibus e BRT será gratuito no segundo turno, dia 30/10!”, escreveu o prefeito Eduardo Paes via Twitter.
Pegando carona na decisão da capital fluminense, Queimados, na Baixada Fluminense, também revelou que ofertará ônibus de graça no município no penúltimo dia do mês, mas ainda sem detalhar a situação. A informação é do portal ”G1”.
Ainda na Baixada, Belford Roxo e Duque de Caxias informaram que, por ora, não há decisão tomada em relação ao assunto. A definição de ambas deve sair ao longo da semana. O mesmo vale para Niterói, também na Região Metropolitana do RJ, que disponibilizou transporte gratuito no 1º turno mas ainda não decretou a questão sobre o 2º.
Em contrapartida, Japeri, Magé e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e São Gonçalo e Mangaratiba, também na Região Metropolitana, já informaram que não haverá ônibus gratuitos no dia 30/10. A maioria dessas cidades afirma não haver condições financeiras de arcar com a tarifa zero.
Vale ressaltar que a possibilidade de haver transporte público gratuito no 2º turno foi autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça (18/10), ficando a cargo de prefeituras e concessionárias o veredito final.
Festa com dinheiro público. A lei não permite e o TSE autorizou contra o ordenamenro jurídico.