Rio é uma cidade segura?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Bala

Ocorreu-me que tenho de escrever algo sobre o nível de segurança no Rio de Janeiro, eu vim para cá pela primeira vez em 1998, era uma verdadeira “selva”l, São Paulo era ainda pior.

Desde então houve muita melhora, mas alguns eventos e coisas que eu leio, me fez pensar em compartilhar isso com vocês, um pouco antes de milhões irem para as ruas para os blocos, e, claro, para os grandes desfiles do Sambodrómo.

Bala meio perdida

Advertisement

Segurança nunca pode ser medida por estatísticas, segurança é medida por evento, um tiro mortal é maior do que qualquer estatística, nós precisamos lembrar isso.

Os cidadãos não estão indo trabalhar, ou para jantar com uma cópia da mais recente “boa” estatística, eles vão com o medo de ter uma bala perdida … ..

Precisamos nos sentir seguro

Primeiro essa manchete: “Rio irá gastar R$ 350 milhões em segurança para as Olimpíadas”

O anúncio foi feito em uma reunião no centro de comando do Rio de Janeiro entre o secretário especial para segurança em grandes eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues, o Secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame e Secretário de Estado da Defesa Civil, Sérgio Simões no dia 4 de fevereiro.

…assim como a segurança pública não será afetada pelos cortes orçamentários anunciados pelo governador do Rio Pezão no início deste ano. O objetivo de Beltrame é ter 62 mil policiais prontos até 2016.

Bem, se isso realmente acontecer será excelente!!!

Mas o que me fez pular da cadeira é quando eu li isso:

Em outra reunião sobre as Olimpíadas, o Secretário do Turismo disse que não estava preocupado de que os picos recentes na violência na cidade iriam dissuadir os turistas de assistir os Jogos.

“Nós não achamos que isso terá qualquer impacto negativo”, Vinicius Lages disse à imprensa em 03 de fevereiro. “Há outros lugares no mundo que sofrem de circunstâncias ou momentos como esse sem afugentar os turistas.”

Bala Perdida

Olá??? Você sabe o que é uma bala perdida? Você já andou nas ruas ou anda apenas em carro blindado? Será que você realmente se preocupa com outros lugares do mundo agora??  Sabemos que Nigéria  e Cidade do Cabo são mais perigosas que o Rio , e então?

“Não vai impedir de turista virem para cá “??? para ver na TV um assalto no meio da entrevisya, com uma arma de fogo, é OK ???? BALAS PERDIDAS são uma coisa comum ??

A primeira regra em segurança, é o responsável não declarará nada!!! Isso não é acalmar as pessoas… 12 pessoas morreram nas últimas semanas por BALAS PERDIDAS!

A segunda coisa que atingiu foi que um amigo meu, de uma família muito respeitável no Rio, decidiu fazer um seguro contra seqüestro. Eu acredito que ele sabe o que está fazend … este é um mau sinal

E por último e não menos importante, eu li esta carta de um executivo  do Rio, veja abaixo. Eu não conheço o homem, nunca o vi, apenas sinto que algo de ruim está acontecendo aqui se isso é o que ele sente :

“Vou embora do Brasil

Neste ano de 2015 termino dois importantes projetos empresariais, inovadores e que estão me dando muita alegria.

São projetos grandiosos para o “meu universo”, mas insignificantes diante dos problemas que vive o Brasil. Considero que contribuí e, contribuo, com meu país, dentro de minhas limitadas possibilidades.

Tentei outros caminhos onde pudesse contribuir ainda mais. Fracassei. Mas lutei. Por onde passei, coloquei todas as minhas energias. Só deixei construção. Obras feitas. Estão aí.

Chego, aos 57 anos, com a mania de olhar o futuro mas, sempre, com a “lanterna na popa” . E vendo as águas que passaram, sinto que, mesmo com todo o meu entusiasmo por esse país, sou um “perdedor”. Tudo o que fiz de coisas positivas, não contribuíram, de fato, para mudar a triste realidade do Brasil .

Desde que nasci, vejo as pessoas morrendo nas filas dos hospitais e os medicamentos sendo super faturados. Desde que nasci só vejo a violência aumentar e a sociedade sem ter como reagir. Crianças abandonadas, favelas crescendo e o ser humano convivendo com os ratos.

Ratos, lato sensu e, ratos deste estado corrupto, que só existe para sufocar e extorquir quem produz, quem de fato paga a conta. Do simples cidadão até o mais abastado. Desde sempre é assim. Nada do que o cidadão paga em impostos retorna em serviços para a sociedade.

País comandado por poucas famílias, cujas incalculáveis fortunas foram amealhadas, na grande e expressiva maioria, por monopólios, por favorecimentos e ilegalidades . Em nenhum país do mundo, o mercado financeiro suga tanto as riquezas de toda uma sociedade, como no Brasil. E os políticos não reagem, pois deles, dos bancos, se sustentam.

País de corruptos. País onde a legislação protege o trabalhador que não trabalha, mas que pune os que criam empregos e geram riquezas, com o apoio de uma legislação e estruturas jurídicas arcaicas. Os direitos no Brasil não são atrelados às obrigações. O que vale aqui, é o emprego e seus direitos. O trabalho é secundário.

Tivemos várias chances de mudar essa triste realidade. Mas o que vimos, mesmo com “eleições livres”, foi a corrupção aumentar com a “vitória” sempre dos mesmos e, quando “se renovam” os poderes, vemos gente cada vez menos qualificada assumindo as mais importantes funções do Estado.

(…)Não pude mudar essa realidade. Não tive força e talento suficientes, para contribuir e construir uma sociedade menos violenta, menos corrupta, menos vagabunda. (…)

O que me sobra, então, aos 57 anos? Os bens que amealhei? É muito pouco. Quero viver em um país onde eu possa sair nas ruas sem medo de ser assaltado, ou ser atingido por uma bala perdida. Não quero ser achacado por policiais ou por fiscais. Quero entrar em um hospital público e não ver as pessoas abandonadas nos corredores, sendo tratadas de forma pior que animais em uma clínica veterinária. Sei que não irei ver realidade diferente.

Quero viver em um país onde o estado seja você, não tenha dono e que sirva, exclusivamente, como instrumento de justiça social. Jamais será o caso brasileiro. O estado brasileiro é corrupto. (…)

Não sei, ainda pra onde vou. Mas quero ir para um país onde as pessoas respeitem as leis; onde as pessoas respeitem o trânsito; onde as pessoas não agridam as outras; onde marginais não te coloquem um revólver na cabeça em plena luz do dia; onde jovens adolescentes não sejam arrogantes e covardes, como são aqui e, onde não existam seitas evangélicas, lideradas por bandidos, travestidos de pastores, como temos aqui e, pior, donos de canais públicos de TV. Não quero mais nada disso pra mim, nem para minhas filhas. (…)

Sei que para onde eu for, não serei mais feliz.

Mas não consigo mais conviver com o Brasil.”

Então, é só para chamar a nossa atenção de que as coisas estão acontecendo aqui, o nível de segurança no Rio é muito ruim atualmente, e não devemos mentir para ninguém sobre isso, e espero que o HOMEM responsável esteja fazendo não só o seu melhor, mas também TRAGA ALGUMAS SOLUÇÕES neste 24/7 trabalho.

IS RIO A SAFE CITY

It occurred to me that I have to write something about the level of security in Rio de Janeiro, I first come here in 1998 , this was a real “jungle” , Sao Paulo was even worth.

Since a lot was approved , but some events and things that I read, made Me thinking to share it with you , just before millions go on the streets to host blocos, to participate , and of course the big events of Sambodrom

Security is never statistics , security is measured by events, and one deadly shooting is bigger than any statistics, we must remember this.

Citizens are not going to work, or out for dinner with a copy of the latest “good” statistic, they go with the fear of having a stray bullet…..

We need to feel safe

First is this headline : “ Rio Will Spend R$350 Million on Security for Olympics “

The announcement was made in a reunion at Rio’s central command center between Special Secretary for security at big events, Andrei Augusto Passos Rodrigues, Rio’s Security Secretary, José Mariano Beltrame and State Secretary for Civil Defense, Sérgio Simões on February 4th.

……as public security will not be affected by the budget cuts announced by Rio Governor Pezão earlier this year. Beltrame’s goal is to have 62,000 police officers ready by 2016.

Well, if it is true, if it happens than very good !!!

But what makes me jump is when I read this :

In another Olympic meeting, Secretary for Tourism said that he wasn’t worried that recent spikes in violence in the city will deter tourists from attending the games.

We don’t think that this has any negative impact,” Vinicius Lages told the press on February 3rd. “There are other places in the world that suffer from circumstances or moments such as these without it scaring away tourists.”

Hallo ???? do you know what is a STRAY BULLET ? did you ever walked in the streets or only in armored car ? Do we really care about other places in the world now ?? we know Nigeria and Capetown are more dangerous than Rio, so ?

‘”will not deter tourist to come here “ ??? to see on TV a robbery in the middle of the say in Leblon , with gun, is OK ???? STARY BULLETS is a common thing??

The first rule in security , is the responsible will not declare nothing !!!! This is not calming the people …..12 people died the last weeks by STRAY BULLETS

The second issue that strike me is that a close friend of mine from a very reputable family in Rio decided to make insurance against kidnaping. I believe he knows what he is doing….this is a bad sign

And last and not least , I read this letter from a famous business man from Rio writing the following, see below. I don’t know the man, never saw him , just feel that something bad is happening here if this is what he feels :

Vou embora do Brasil

Neste ano de 2015 termino dois importantes projetos empresariais, inovadores e que estão me dando muita alegria.

São projetos grandiosos para o “meu universo”, mas insignificantes diante dos problemas que vive o Brasil. Considero que contribuí e, contribuo, com meu país, dentro de minhas limitadas possibilidades.

Tentei outros caminhos onde pudesse contribuir ainda mais. Fracassei. Mas lutei. Por onde passei, coloquei todas as minhas energias. Só deixei construção. Obras feitas. Estão aí.

Chego, aos 57 anos, com a mania de olhar o futuro mas, sempre, com a “lanterna na popa” . E vendo as águas que passaram, sinto que, mesmo com todo o meu entusiasmo por esse país, sou um “perdedor”. Tudo o que fiz de coisas positivas, não contribuíram, de fato, para mudar a triste realidade do Brasil .

Desde que nasci, vejo as pessoas morrendo nas filas dos hospitais e os medicamentos sendo super faturados. Desde que nasci só vejo a violência aumentar e a sociedade sem ter como reagir. Crianças abandonadas, favelas crescendo e o ser humano convivendo com os ratos.

Ratos, lato sensu e, ratos deste estado corrupto, que só existe para sufocar e extorquir quem produz, quem de fato paga a conta. Do simples cidadão até o mais abastado. Desde sempre é assim. Nada do que o cidadão paga em impostos retorna em serviços para a sociedade.

País comandado por poucas famílias, cujas incalculáveis fortunas foram amealhadas, na grande e expressiva maioria, por monopólios, por favorecimentos e ilegalidades . Em nenhum país do mundo, o mercado financeiro suga tanto as riquezas de toda uma sociedade, como no Brasil. E os políticos não reagem, pois deles, dos bancos, se sustentam.

País de corruptos. País onde a legislação protege o trabalhador que não trabalha, mas que pune os que criam empregos e geram riquezas, com o apoio de uma legislação e estruturas jurídicas arcaicas. Os direitos no Brasil não são atrelados às obrigações. O que vale aqui, é o emprego e seus direitos. O trabalho é secundário.

Tivemos várias chances de mudar essa triste realidade. Mas o que vimos, mesmo com “eleições livres”, foi a corrupção aumentar com a “vitória” sempre dos mesmos e, quando “se renovam” os poderes, vemos gente cada vez menos qualificada assumindo as mais importantes funções do Estado.

(…)Não pude mudar essa realidade. Não tive força e talento suficientes, para contribuir e construir uma sociedade menos violenta, menos corrupta, menos vagabunda. (…)

O que me sobra, então, aos 57 anos? Os bens que amealhei? É muito pouco. Quero viver em um país onde eu possa sair nas ruas sem medo de ser assaltado, ou ser atingido por uma bala perdida. Não quero ser achacado por policiais ou por fiscais. Quero entrar em um hospital público e não ver as pessoas abandonadas nos corredores, sendo tratadas de forma pior que animais em uma clínica veterinária. Sei que não irei ver realidade diferente.

Quero viver em um país onde o estado seja você, não tenha dono e que sirva, exclusivamente, como instrumento de justiça social. Jamais será o caso brasileiro. O estado brasileiro é corrupto. (…)

Não sei, ainda pra onde vou. Mas quero ir para um país onde as pessoas respeitem as leis; onde as pessoas respeitem o trânsito; onde as pessoas não agridam as outras; onde marginais não te coloquem um revólver na cabeça em plena luz do dia; onde jovens adolescentes não sejam arrogantes e covardes, como são aqui e, onde não existam seitas evangélicas, lideradas por bandidos, travestidos de pastores, como temos aqui e, pior, donos de canais públicos de TV. Não quero mais nada disso pra mim, nem para minhas filhas. (…)

Sei que para onde eu for, não serei mais feliz.

Mas não consigo mais conviver com o Brasil.”

So , it is just to draw our attention that things are happening here , security level in Rio is very bad those days , we should not lie about it to no one , and to hope that the MAN in CHARGE is doing not only his best , but also BRINGS SOME SOLUTIONS on this 24/7 work.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio é uma cidade segura?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui