Rio ganha 1º laboratório do Brasil de produção de pele humana para testes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Laboratório da Episkin é atração no Centro de Pesquisa e Inovação da UFRJ, no campus ''Fundão'', a partir desta segunda (09/09) - Foto: Samuel Allard

Na tarde desta segunda-feira (09/09), o Brasil ganhará seu 1º laboratório de bioengenharia de tecidos que disponibilizará pele reconstruída para testes em produtos. A unidade, que vai fornecer amostras de pele humanas recriadas como alternativa ao uso de animais como cobaias, ficará no Rio de Janeiro.

A filial da Episkin, ‘auxiliar’ da L’Oréal, será inaugurada às 14h no Centro de Pesquisa e Inovação, localizado no ”Fundão” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É a 3ª a entrar em operação no mundo, juntando-se à de Lyon, na França, e à de Xangai, na China.

”Produzimos a cada semana milhares de tecidos de pele e epitélios, como córnea, com um rigoroso controle de qualidade’‘, explicou Rodrigo De Vecchi, diretor-presidente da Episkin Brasil, ao portal ”G1”.

Ainda de acordo com De Vecchi, a prática do modelo de pele reconstruída no Brasil se iniciou em 2016, em parceria com o Instituto Idor. Porém, o laboratório do Fundão traz uma vantagem.

Advertisement

”A diferença é que agora este modelo está disponível para as comunidades científicas brasileiras e latino-americanas e para quaisquer empresas interessadas, a fim de estimular o uso de métodos alternativos”, disse o diretor-presidente.

Os modelos da Episkin são os únicos reconhecidos e aconselhados pela Organização para a Cooperação do desenvolvimento Econômico (e aceitos no mundo todo).

Como funciona

A ‘matéria-prima’ são sobras de cirurgias plásticas. O descarte, doado com autorização do paciente, vai para o laboratório, onde se retiram os queratinócitos.

Essas células específicas são cultivadas em placas de cultura e, após 17 dias em contato com o ar, se ‘procriam’, formando diversas camadas.

No caso de testes com cosméticos, o que importa é a epiderme, a mais externa – e a que será produzida no Rio.

epiderme Rio ganha 1º laboratório do Brasil de produção de pele humana para testes
Epiderme é reconstituída a partir de restos de cirurgias plásticas – Foto: Samuel Allard/Divulgação

”Uma das principais vantagens deste modelo é o seu alto nível de reprodutibilidade. Este modelo é histologicamente semelhante à epiderme humana ‘in vivo”’, contou De Vecchi, que foi além: ”Isso significa que ela pode ser usada em avaliações de segurança para produtos químicos cosméticos, bem como qualquer tipo de produto que toca a nossa pele”, completou.

”Nossa tecnologia reage a diferentes estímulos, como a agentes químicos, luz e estresse, liberando fatores específicos que refletem o potencial toxicológico e corrosivo de novos compostos químicos”, exemplificou.

laboratório 1 Rio ganha 1º laboratório do Brasil de produção de pele humana para testes
Controle de qualidade dos tecidos também é feito pelos laboratórios – Foto: Samuel Allard/Divulgação

Legislação, porém, ainda é ‘amadora’

Um decreto normativo do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, previa, há 5 anos, a utilização de alternativas a cobaias.

O texto listava 17 procedimentos e fixava o próximo dia 24/09 como data-limite para a adoção, quando possível, dos métodos validados.

O Brasil ainda não tem uma lei federal sobre o término de testes em animais. Um projeto de lei está no Congresso Nacional desde 2014.

Entretanto, 8 estados criaram normas visando a proibição da exploração de cobaias para esta finalidade: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, que foi o pioneiro.

Parceria com a UFRJ

De Vecchi lembra, ainda, que a UFRJ, onde a Episkin está sediada, contribui com a L’Oréal há 7 anos. A universidade auxilia na pesquisa para a obtenção de neurônios sensoriais humanos.

”O grande objetivo é a inervação da pele humana. Vai servir, por exemplo, para testes de coceira provenientes de alergias de pele”, explicou, para depois emendar: ”Também será fundamental no desenvolvimento de produtos mais eficazes contra o neuroenvelhecimento da pele.”

De Vecchi conclui dizendo que a empresa tem desenvolvido métodos alternativos desde 1979. ”Em 1989, a L’Oréal parou completamente de testar seus produtos em animais”, lembra.

laboratório 2 Rio ganha 1º laboratório do Brasil de produção de pele humana para testes
Laboratório no Fundão, com Ponte Rio-Niterói ao fundo – Foto: Samuel Allard/Divulgação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ganha 1º laboratório do Brasil de produção de pele humana para testes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui