Rio ganha circuito gastronômico para celebrar 457 anos da cidade

Projeto, intitulado de ''Delícias do Rio'', reúne mais de 200 estabelecimentos com um prato, petisco ou sobremesa que sejam inspirados na capital fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Quiosques da Mureta do Leme, na Zona Sul do Rio, integram o projeto - Foto: Reprodução/Te Vejo pelo Mundo

Fundado em 01 de março de 1565, o Rio de Janeiro celebra 457 anos nesta terça-feira. Como parte das comemorações, a Prefeitura da capital fluminense elaborou o Circuito Delícias do Rio, convidando estabelecimentos gastronômicos locais a desenvolver um prato, petisco ou sobremesa que sejam inspirados na cidade.

Eles estarão disponíveis nos cardápios dos respectivos locais que integram o projeto durante todo o mês de março, e a ideia é que se torne uma agenda anual no calendário do município, valorizando a gastronomia carioca. Ao todo, são quase 200 estabelecimentos, entre quiosques da orla, restaurantes de hotéis e bares e restaurantes em geral dos 23 polos gastronômicos participantes da ação, como o de Santa Teresa, Baixo Gávea, Largo de Benfica ou da Zona Portuária.

Os pratos agradam diferentes gostos e bolsos: o mais barato, que sai a R$ 5, é a unidade do bolinho de bacalhau do bar Nova Esperança, no Centro, enquanto o mais caro é a paleta de cordeiro do rodízio da Churrascaria Palace, em Copacabana, por R$ 189.

Além de estarem espalhados por toda o Rio, como o Risoni ao Siciliano, no Aslan Café e Bistrô, na Ilha; a feijoada vegana do Vegan Vegan, em Botafogo; o pão de alho Du Cara, na Penha; ou o clássico filé à Oswaldo Aranha do Novotel do Santo Cristo, as criações dos restaurantes traduzem ainda diferentes tipos de experiência: de chinelo ou pé na areia, o quiosque Gosto de Mar, em Copacabana, serve a lagosta imperial; se a ideia for um restaurante mais chique, o Picadinho do Copa, no restaurante Pérgula, no Copacabana Palace, é uma opção; porém, se o intuito for um botequim tradicional, o trio de petiscos do bar Mangue Seco, na Rua do Lavradio, é a pedida mais apropriada.

Advertisement

”O Rio é uma metrópole marcada por sua multiplicidade cultural. Traduzir esta pluralidade em um prato que seja a cara da cidade não é uma missão fácil, mas este desafio é o que confere ainda mais sabor a esta iniciativa. Por meio do ‘Delícias do Rio’, queremos fortalecer e encorajar a nossa gastronomia local e mostrar seu lugar fundamental na identidade carioca”, afirmou Marcelo Calero, secretário municipal de Governo e Integridade (Segovi), uma das pastas que apoiam a iniciativa.

”O Rio de Janeiro, além de ser maravilhoso, é delicioso e, através da primeira edição do ‘Delícias do Rio’, inspirado nos cariocas, celebramos o aniversário da cidade com um maravilhoso roteiro gastronômico para todos os gostos e preços. Um verdadeiro festival de delícias! A gastronomia carioca merece destaque e atenção”, pontua, por sua vez, Daniela Maia, presidente da Riotur, que comanda a ação. Ela ainda ressalta a variedade dos pratos que integram o Circuito e o quanto isso é importante para o turismo local.

”Temos opções variadas, celebradas, magníficas! São experiências que situam o Rio num roteiro gastronômico tal qual grandes cidades espalhadas ao redor do mundo. E é isso que queremos, dizer para o carioca e para os turistas que temos a oferecer um paladar de primazia. E, no mês de aniversário da cidade, a gastronomia é uma âncora para o turismo”, concluiu.

Vale mencionar que o projeto conta com o apoio também da OrlaRio, concessionária dos quiosques da orla da cidade; da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); e do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ganha circuito gastronômico para celebrar 457 anos da cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui