Rio ganha mais um ‘Castramóvel’; ônibus para esterilização gratuita de animais em favelas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Ônibus Castramóvel. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O prefeitura do Rio inaugurou nesta segunda-feira (08/06) a Unidade-Móvel de Saúde Médica Veterinária, conhecida como Ônibus Castramóvel. O veículo, adaptado como centro cirúrgico, conta com uma infraestrutura onde será possível realizar a castração de cães e gatos em comunidades cariocas.

No próximo dia 22 de junho, a Unidade-Móvel de Saúde Médica Veterinária estará na CADEG, atendendo aos animais do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão. Cerca de 300 animais serão beneficiados em cada região visitada pelo ônibus. O agendamento da castração será efetuado previamente pelo aplicativo Bicho Rio – Subem, disponível para qualquer plataforma digital.

Como será o agendamento?

Mais de 40 animais por dia serão atendidos gratuitamente. Para ter atendimento, o cidadão deve baixar o aplicativo ‘Bicho Rio – Subem’ no Google Play ou no iTunes; a ferramenta é muito rápida e simples, basta ter em mãos seus dados pessoais como CPF, endereço, telefone e as características do seu bichinho.

Advertisement

O sistema disponibiliza as datas e os endereços de circulação do Castramóvel, tornando possível o agendamento da cirurgia previamente, evitando assim a aglomeração de pessoas nesta retomada de atividades durante a pandemia do covid-19.

O Castramóvel irá circular em muitas áreas carentes. Depois do Morro do Tuiuti irá para o Morro do Borel, Mangueira, Rocinha, Rio das Pedras, Cidade de Deus e Vila Kenedy, entre outras.

A Prefeitura estima esterilizar mais de 3.000 animais somente com essa unidade móvel, lembrando que a Subem tem 05 unidades de atendimento médico veterinário gratuito em nossa cidade. Em 2019 realizou 21.067 esterilizações em cães e gatos.

Essa ação é fundamental e maravilhosa. É muito importante castrar cães e gatos para que possamos ter mais controle e, assim, cuidar melhor. Essa preocupação com os animais é um dom de Deus. É algo relacionado à alma, ao coração, cuidar de seres tão espetaculares da natureza – afirmou o prefeito, que também homenageou os médicos-veterinários.

Quero prestar homenagem reverente aos veterinários da Prefeitura que atuarão no Castramóvel para tratar dos animais. Uma gatinha, se não for castrada, em pouco tempo pode ter vários filhotes, e fica difícil depois tratar deles. É muito importante a ação desses profissionais, que fazem um trabalho extraordinário para a sociedade carioca. São exemplos de cuidado e amor com os animais e também de cidadania – disse Crivella.

Confira abaixo os endereços das outras unidades
– U.S.M.V. Bonsucesso: Av. Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9).
– U.S.M.V. Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro, 711 (Ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambuco).
– U.S.M.V. Guaratiba: Fazenda Modelo – Estrada do Mato Alto, 5.620 (Ao lado do Posto de saúde Maia Bittencourt.
– U.S.M.V. Manchinha – Campo Grande: Estrada do Tingui – s/n – Praça da Oiticica.
– U.S.M.V. Thor – Bangu: Rua Sidney, altura do Nº97A – Praça Guilherme da SIlveira.

Informações no whatsapp: (21)99399-3968

Rede Social: @subemoficial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ganha mais um 'Castramóvel'; ônibus para esterilização gratuita de animais em favelas
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. Aqui em Campos dos Goytacazes interior do Rio recebeu a verba para realizar o castramovel mas até hoje nao fizeram, alguem pode nos ajudar a pressionar os caras pra isso se concretizar?
    Estamos precisando muito

  2. Por favor venham na Comunidade do Morro da Paz que fica aqui na.Penha circular. Muitos gatos e cachorros precisando de castração, sou Agente Comunitária de Saúde e voluntária para ajudar os animais de rua, me ajudem por favor, me ajudem a diminuir a quantidade de bichos aqui dessa comunidade. Desde já muito obrigado por mim e por todos os animais que aqui estão. Aguardo resposta para divulgação dos cadastros.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui