Rio ganha primeira faixa exclusiva para motos em sinais de trânsito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

A Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ (CET-Rio) inaugurou no fim da noite desta terça-feira (17/09), faixas exclusivas para motocicletas no tráfego da cidade. O primeiro moto box foi implantado no cruzamento da Av. Epitácio Pessoa com a Rua Frei Solano, sentido Túnel Rebouças, no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio.

A motobox reserva cinco metros antes da faixa de pedestres para que motoqueiros aguardem o sinal abrir, reduzindo a fila nos “corredores” no meio da pista de rolamento. E quem estiver de carro não pode parar sobre a área nova, mesmo que não haja moto no espaço reservado.

De acordo com a companhia, os motociclistas e motoristas que não respeitarem as motoboxes, poderão ser multados por agentes da Guarda Municipal, responsável pela fiscalização.

A implantação, busca reduzir o índice geral de acidentes com vítimas, que, segundo a CET-Rio, é de 36,15% envolvendo motociclistas.

Advertisement

Ainda segundo a empresa, o espaço reservado proporciona benefícios como a melhoria da visibilidade de pedestres e motociclistas dos semáforos e facilidade na movimentação das motos.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran RJ), mostram que a frota de veículos cadastrados no município do Rio aumentou 44% nos últimos dez anos. De 2008 a 2018, o crescimento da quantidade de motocicletas atingiu 91%, o que significa 10,42% da frota total de veículos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ganha primeira faixa exclusiva para motos em sinais de trânsito
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Medida mais que necessária!!!
    Mas esqueceram da bicicleta… Afinal, elas também têm natureza de veículo de transporte, mas muitos dos seus usuários são abusados não respeitando a sinalização.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui