Rio ganha programa “Turismo Rural RJ”

Objetivo do programa é promover o desenvolvimento econômico e cultural nas áreas rurais, por meio de atividades turísticas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Promover o desenvolvimento econômico e cultural nas áreas rurais, por meio de atividades turísticas. Este é o objetivo do programa “Turismo Rural RJ”, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), a TurisRio, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) e o Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (Negef), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Os municípios de Rio das Flores, Paty do Alferes, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin e Paraíba do Sul,
localizados na região turística Vale do Café, foram os primeiros a receber a visita dos técnicos da TurisRio. O objetivo da equipe é identificar e mapear os atrativos para, futuramente, capacitar e promover os produtos direcionados ao turismo rural.

Para o Secretário de Estado de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca, o interior é rico em atrativos, e é preciso estimular o desenvolvimento. “O nosso Estado é muito diversificado e tem muita história. Fomentar o turismo rural é criar mais um produto para atrair turistas e, ao mesmo tempo, reforçar as raízes do interior. Essa é uma das ações da Secretaria de Estado de Turismo para desenvolver o setor e colocar o Rio de Janeiro em posição de destaque como destino, no cenário de pós-pandemia“, destacou o secretário.

O presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, reforça a importância de evidenciar as riquezas do Estado. “É preciso destacar a riqueza de produtos turísticos existentes no interior do nosso estado e, com isso, apoiar o desenvolvimento do interior, que tem na ruralidade uma de suas principais características. Com isso, é possível apoiar a comercialização dessas rotas e roteiros.“, afirmou.

Advertisement

A agricultura familiar e o turismo rural andam lado a lado. Precisamos ressaltar que a perspectiva do turismo no meio rural funciona como uma alternativa para melhorar a qualidade de vida desses produtores e também na geração de emprego e renda. Além disso, é uma oportunidade para os moradores das cidades conhecerem melhor a vida no campo e as produções do nosso estado“, reforçou o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Vamos lançar o guia “Turismo Rural RJ”. As 12 regiões turísticas serão mapeadas e georreferenciadas. Começamos pelos municípios do Vale do Café, a esperamos poder fazer o lançamento de uma região por mês“, pontuo Pablo Kling, diretor de marketing da TurisRio, e coordenador do programa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ganha programa "Turismo Rural RJ"
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Enquanto isso a área rural da Serrinha no Mendanha está abandonada, uma região tombada para a agricultura e também a área rural do Rio da Prata e sua floresta também está sendo invadida por mercenários que loteiam a área e as autoridades estaduais e municipais não tomam providências para conter a grilagem.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui